Economia Titulo Cenário de crise
Trabalhadores da GM votam a favor de lay-off

Suspensão temporária do contrato de trabalho será por quatro meses e deve começar no dia 13

Flavia Kurotori
Do Diário do Grande ABC
01/04/2020 | 15:07
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 Após votação realizada on-line pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, 5.257 horistas e mensalistas da GM (General Motors) foram favoráveis ao lay-off - suspensão temporária do contrato de trabalho - por quatro meses, cuja previsão de início é no dia 13. Outros 2.184 colaboradores de setores administrativos votaram a favor do home office. A entidade anunciou os resultados nesta tarde (1º).

As medidas, que incluem adiamento de investimentos, foram propostas pela empresa na segunda-feira e visam enfrentar este momento de crise "sem precedentes que o Brasil e o mundo enfrentam". Segundo comunicado, a ação também contribui na manutenção de emprego e renda nas fábricas e é emergencial. Desta maneira, a promessa é que a normalização das atividades ocorra  "assim que possível".

"O lay-off será adotado apenas se necessário até que a situação normalize, o que torcemos que aconteça logo", destacou Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano.

Todos os funcionários já estavam em férias coletivas desde segunda-feira (30), contudo, a GM afirmou que tratava-se de ajuste da produção à demanda do mercado e não em razão do avanço do novo coronavírus.

Na fábrica da região, onde cinco modelos de veículos são fabricados, são aproximadamente 8.000 colaboradores. No ano passado, a montadora cogitou sair da América do Sul sob a justificativa da situação do mercado. Porém, em março de 2019, ela confirmou investimento de R$ 10 bilhões nas plantas de São Caetano e São José dos Campos, no Interior, garantindo a permanencia das operações até 2024.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;