Memória Titulo Memória
Na Agenda da Memória 2020, abril...

E logo chegaremos a maio... “Viver é digerir o tédio do cotidiano, essa borra de cachimbo usado que os românticos chamavam ‘spleen’ e Sartre veio a traduzir em náusea existencialista.” Luiz Martins, O Estado de S. Paulo, crônica publicada em 1º de abril de 1960.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/04/2020 | 00:05
Compartilhar notícia


Começa abril – repleto de incertezas em razão da pandemia do coronavírus. E está escrito na Agenda 2020 da Pró-Memória:

- As praças sempre foram uma opção de lazer em São Caetano. Nas décadas passadas, depois de uma sessão de cinema ou após a missa, lá iam grupos de jovens e famílias completas para as praças da cidade, a fim de bater papo, paquerar e acompanhar apresentação de bandas musicais que também ocupavam esses espaços urbanos.
n Atualmente, muitas praças do município continuam funcionando como áreas de convivência sociocultural e de lazer, agora sob uma nova configuração, que incluí equipamentos para exercícios físicos e brinquedos infantis.

DATA HISTÓRICA
Dia 2 – Cinquenta e cinco anos da inauguração das instalações da Cicpaa em São Caetano, a Comissão Intermunicipal de Controle da Poluição das Águas e do Ar (1965).

Diário há meio século

Quarta-feira, 1º de abril de 1970; ano 12; edição 1199

Manchete – Raptado o embaixador da Alemanha Federal na Guatemala, Hans Von Spret
Grande ABC – As sete cidades realizam solenidades alusivas ao dia 31 de março, que a situação chama de revolução e, a oposição, de golpe.
São realizadas sessões solenes nas sete câmaras municipais, bandeiras hasteadas. Governador Roberto Sodré, em Utinga, fala em “democracia de oportunidades”.
Santo André – 1 – Hoje (1º de abril de 1970), às 4h da madrugada, começaram a circular os ônibus pelas vilas Cecília Maria e Junqueira. Anteriormente, o transporte público chegava só até a Vila Helena.
- A conquista é de uma comissão de mulheres residentes na Rua Bororé, formada por Anita Venturi, Olga Maschio Dalberto, Darci Abelha e Irene Vasconcelos.
- Residentes na Vila Cecília Maria, as mulheres reuniram centenas de assinaturas reivindicando o melhoramento.
Santo André – 2 – O secretário de Justiça do Estado de São Paulo, professor Hely Lopes Meirelles, assinou portaria determinando a construção de um novo prédio para o Fórum.
O início das obras está previsto para o fim deste semestre (1970), para o qual está empenhada uma verba de 2 milhões de cruzeiros novos.

Em 1° de abril de...
1895 – O vereador Gustavo Rathsan indica à Câmara Municipal de São Bernardo a colocação de quatro lampiões na Rua Dr. Flaquer, dez na Rua Marechal Deodoro, três na Rua Américo Brasiliense, três na Rua Bela Vista e dois na Rua Municipal, localizadas na Vila de São Bernardo.
1915 – Visita o distrito de Santo André o Dr. Emílio Ribas, ex-diretor do Serviço Sanitário do Estado.
1920 – Falece, em São Bernardo, Sylvio Moura Ribeiro, quartanista da Escola de Belas Artes, 20 anos, filho do dr. Benedicto Moura Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Santos.
- Greve da Estrada de Ferro Mogiana, com tiroteio em Casa Branca: três grevistas morreram, outros oito trabalhadores e três soldados ficaram feridos. Linhas e telégrafos destruídos.
1930 – Pernilongos tomam conta da estação ferroviária de Santo André
1960 – Alunos da Faculdade Municipal de Ciências Econômicas de Santo André realizam passeata contra o prefeito Oswaldo Gimenez. Estavam em greve desde 3 de março, protestando contra a demissão do diretor, professor Nelson Zanotti, cujo retorno exigiam.
1975 – Frei Damião visita Santo André.
- Prefeitura de São Caetano anuncia a desapropriação do Cine Max.

Hoje
- Dia da Mentira, também conhecido por outras nomenclaturas como Dia das Petas (sinônimo de mentira, lorota, patranha, engano, logro). A data vem da Europa, onde é registrada pelo menos desde o quinhentismo.
 Em Minas Geriais – informa a enciclopédia Wikipédia – o 1° de abril começou a ser difundido por um periódico de vida efêmera, A Mentira, lançado no dia 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.

Santos do dia
- Ludovico Pavoni. Italiano (1784-1849). Fundador do Instituto dos Filhos de Maria.

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 1º de abril:
- Em São Paulo, São Miguel Arcanjo (1889) e Arealva (1949)
- Na Bahia, Caatiba, Fátima e Itarantim.
- No Piauí, Hugo Napoleão.
- Em Minas Gerais, São Lourenço. Fonte: IBGE 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;