Cultura & Lazer Titulo
Ben Jor e suingue na praça
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
22/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Um dos principais símbolos do suingue made in Brazil, o compositor carioca Jorge Ben Jor se apresenta amanhã, às 20h, na Praça Cardeal Arcoverde, em São Caetano. O show tem entrada franca e a realização é uma parceria da Secretaria de Cultura da cidade e da Asiscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano), que compõe o projeto Natal Cultural.

O repertório do show de encerramento do projeto mescla composições mais recentes (o último disco lançado foi "Recuerdos de Asunción 443", em 2007) a clássicos de Ben Jor. Como é praxe em toda performance ao vivo do líder da banda do Zé Pretinho, o show passeará por diversas fases de sua carreira.

Quem nunca conferiu a apresentação antes pode se preparar para pular muito. Os arranjos ao vivo de músicas como "País Tropical", "Fio Maravilha" e "Mas que Nada" não permitem que se fique parado. Outras músicas previstas para a apresentação em São Caetano estão "Taj Mahal", "Por Causa de Você Menina", "W/Brasil" e "Chove, Chuva".

Desde "Samba Esquema Novo", em 1963, Ben Jor gravou 33 álbuns, entre coletâneas, gravações ao vivo e discos de estúdio. Suas primeiras composições transcenderam a bossa nova com um balanço todo novo. Além de fazer a própria interpretação de suas músicas, a obra de Ben Jor já ganhou diversas versões, incluindo internacionais. Mas que Nada, seu primeiro hit, ganhou interpretações de Ella Fitzgerald, Dizzie Gilespie, Julio Iglesias, Al Jarreau e Trini Lopez, entre outros.

No Brasil, outras versões memoráveis de suas músicas pertencem a Gal Costa ("Que Pena") e Elis Regina ("Zazueira" e "Se Segura Malandro"). Os Mutantes, em início de carreira, fizeram "Minha Menina". Mais recentemente, Fernanda Abreu gravou Jorge da Capadócia.

FESTA DA VIRADA - Outra grande festa gratuita de fim de ano na região está marcada para ocorrer em Santo André, no dia 31. O cardápio do show na virada do ano tem forró, samba e música sertaneja. Estão confirmadas as presenças do tecladista Frank Aguiar, do grupo Exaltasamba e da dupla Roger e Rogério.

O espaço reservado para a festa é no Espaço Pirelli (local onde geralmente é realizado o Carnaval andreense). Começa às 21h, com previsão de término às 2h. Uma grande queima de fogos está programada para a meia-noite.

A infra-estrutura conta com um palco do tipo orbit no tamanho 20m X 20m. Também haverá espaço para barracas de alimentação.

Jorge Ben Jor Amanhã, às 20h. Na Praça Cardeal Arcoverde, São Caetano. Entrada franca. Show da Virada. Com Frank Aguiar, Exaltasamba e Roger e Rogério. Dia 31, a partir das 21h. No Espaço Pirelli - Avenida Giovani Batista Pirelli, Santo André. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;