Nacional Titulo Pandemia
Brasil registra primeira morte por Covid-19, em São Paulo

Trata-se de homem de 62 anos que estava internado em hospital particular; outras quatro mortes são investigadas

Por Vanessa Soares
Yasmin Assagra
Do Dgabc.com.br
17/03/2020 | 10:57
Compartilhar notícia
Fotos Públicas


Atualizada  às 14h30

O estado de São Paulo registrou a primeira morte por coronavírus no Brasil. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (17) pelo Governo do Estado, que se trata de um homem que tinha 62 anos e estava internado em um hospital particular na Capital, com histórico de diabetes, hipertensão e hiperplasia prostática - aumento benigno da próstata. O paciente ainda não viajou para o exterior, o que, possivelmente, tenha sido uma transmissão comunitária. 

Em coletiva de imprensa iniciada no início da tarde, o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, David Uip, o paciente apresentou os sintomas do vírus no dia 10 de março, internou em seguida, no dia 14 de março e veio a óbito, ontem, 16 de março. Outras quatro mortes ainda nesta semana estão sendo investigadas pelo Estado.

"A pandemia afetou, inicialmente, a rede privada de hospitais. O que já era esperado pelos pacientes já terem histórico de viagens ao exterior. Diante disso, é importante ressaltar que não se deve criar uma situação de pânico", destaca Uip. 

O secretário de Estado da Saúde de SP, José Henrique Germann, comenta em coletiva que a pandemia está acontecendo gradativamente, então, é fundamental que se trabalha na prevenção do vírus. "As medidas que estão sendo tomadas estão adequadas para o momento da doença. O objetivo é ampliar os centros de diagnósticos em todo Estado, o que, atualmente, soma-se 30 laboratórios públicos em todo Brasil", observa. 

No último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, no fim da tarde de ontem, o País tem mais de 300 casos da doença confirmados em 16 estados e DF (Distrito Federal), sendo pelo menos 152 em São Paulo.

Já o Grande ABC confirmou mais dois casos de coronavírus, ontem, somando cinco infectados. Santo André e Mauá registraram um doente cada um. Segundo a Prefeitura de São Bernardo, a cidade segue com dois casos, porém, a Secretaria da Saúde Estadual registra apenas um no município. A região investiga pelo menos mais 105 pacientes suspeitos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;