Economia Titulo
Só 16% dos brasileiros aprovam bancos
Por Gabriela Gasparin
Especial para o Diário
19/09/2007 | 07:00
Compartilhar notícia


Apenas 16% daqueles que possuem conta bancária no País está contente com os serviços oferecidos pelos bancos. Essa é uma das conclusões de estudo divulgado terça-feira pelo The Gallup Consulting, empresa do ramo de pesquisas, sobre a visão dos correntistas a respeito dos bancos e seus serviços.

Segundo o instituto, 67% não gostam das relações que têm com a instituição financeira da qual são clientes, sendo que 43% só têm a conta porque não há outra saída para guardar o dinheiro. “Esse tipo de cliente tem uma visão completamente negativa e só não deixa o banco porque algo o impede, como o recebimento do salário”, disse o vice-presidente do The Gallup, Gustavo Oliveira.

Baixa qualidade - Ainda segundo o estudo, um dos principais motivos do descontentamento é a qualidade de atendimento nas agências. Dos entrevistados, 68% acreditam que o gerente não conhece as necessidades dos clientes e 56% afirmam que os funcionários não têm autonomia para tomar decisões.

“Dos cinco piores aspectos com relação aos bancos, quatro deles estão relacionados ao atendimento”, disse Oliveira.

A dona de casa Ângela Maria da Silva Vieira, 51 anos, moradora de São Bernardo, concorda. Ela já sofreu com a falta de treinamento dos bancários. “Precisei fazer um serviço e a atendente não conseguiu me explicar como agir. Ela teve de pedir ajuda à gerente para solucionar o problema”.

Ângela, que vai às agências pelo menos uma vez por semana, acredita que as filas demoradas e as altas tarifas cobradas são outros fatores que colaboram para a imagem negativa que os clientes têm dos bancos. A relação custo-benefício dos serviços é injusta para 67% dos consumidores.

Para Oliveira, como 82% dos clientes têm a conta no banco por receber o salário por ela, escolher a instituição pode ajudar na melhora da imagem. No ano passado, o Conselho Monetário Nacional emitiu uma resolução que permite ao correntista de conta salário transferir recursos automaticamente a outro banco. No entanto, 48% dos entrevistados sabiam da medida. 8% tentaram migrar e, desses, só 39% tiveram sucesso. (Supervisão Fernando Bortolin)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;