Internacional Titulo
Epidemia de dengue se espalha pela Indonésia
Da AFP
08/03/2004 | 15:06
Compartilhar notícia


Uma epidemia mortal de dengue matou quase 400 pessoas e se espalhou pela Indonésia, informou nesta segunda-feira o Ministério da Saúde. Pelo menos 30 das 32 províncias indonésias registraram casos da doença, disse a doutora Rita Kusriastuti, do departamento de pesquisas do ministério.

"Até o momento, nosso objetivo principal é atender todos os pacientes e garantir que não morram", disse Kusriastuti. Ela Kusriastuti negou-se a dar um número exato das mortes nesta segunda-feira, mas afirmou que mais de 390 pessoas morreram e mais de 26 mil em todo o arquipélago foram infectadas com o vírus desde 1º de janeiro.

Jacarta e outras regiões da densamente povoada ilha de Java foram especialmente afetadas. O governo desembolsou 50 bilhões de rúpias (US$ 5,9 milhões) para lutar contra a epidemia.

Autoridades lançaram uma campanha de educação pública com propagandas pela TV e vans equipadas com alto-falantes para informar à população sobre o vírus.

A dengue é uma doença sazonal, que atinge a Indonésia na temporada chuvosa, mas o número de infecções neste ano mais que duplicou o do mesmo período do ano passado. A epidemia deve atingir seu pico entre março e abril e o ministério da Saúde espera controlá-la até maio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;