Cultura & Lazer Titulo
Espetáculo ‘Fragmentos’ tem entrada franca em Diadema
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
15/05/2003 | 20:37
Compartilhar notícia


Com entrada franca, o Grupo Experimental de Ribeirão Pires apresenta sábado no Teatro Clara Nunes, em Diadema, o espetáculo Fragmentos, composto por seis coreografias curtas. Solange Borelli responde pela direção geral e artística da companhia, criada no âmbito da Coordenadoria de Dança de Ribeirão Pires, vinculada à Gerência de Cultura, órgão da Secretaria de Participação Cidadã.

Criado em 2001, o grupo é formado por 15 adolescentes, dos quais 11 sobem ao palco sábado. “Desenvolvemos um trabalho com atividades intensas, com aulas inclusive aos sábados. O processo enfoca o estímulo à criação, ao desenvolvimento de bailarinos-criadores. Entendemos a dança contemporânea como o corpo e suas infinitas possibilidades de ações e sensações”, afirma Solange.

A coreografia Báááh!, de Christiane Araújo, trabalha com o repertório do balé clássico. “Báááh! utiliza os códigos do clássico de outro jeito, observa a técnica por outro ângulo. Na verdade, é uma grande brincadeira”, diz Solange. Homem Bicho, também de Christiane, faz uma ponte entre a dança de salão e a contemporânea.

Criação coletiva do grupo, Ariel e Caliban se inspira na poesia de A Lira dos Vinte Anos, de Álvares de Azevedo. Ariel e Caliban são personagens de A Tempestade, de William Shakespeare. Um simboliza a liberdade e o outro, o cativeiro. “São as duas faces do homem num ser só”, afirma Rose Silva, integrante da companhia. Por Razón de que?, de Bárbara Machado, é fruto de uma pesquisa sobre a Idade Média e discute religiosidade e submissão.

As coreografias Eleguá Game e Odara, de Yáskara Manzini, estão colocadas num contexto único, o da dança afro-brasileira. “Não se trata apenas da questão corporal, mas de uma investigação sobre o sentido de uma cultura tão presente no que fazemos, mas que temos dificuldade em reconhecer”, diz Solange.

Fragmentos – Dança. Com o Grupo Experimental de Ribeirão Pires. Direção geral e artística de Solange Borelli. Sábado, às 20h. No Teatro Clara Nunes – r. Graciosa, 300, Diadema. Tel.: 4043-4983. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;