Nacional Titulo
Cisto sebáceo
04/07/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Couro cabeludo, rosto e até genitais são locais onde os cisto sebáceos costumam aparecer. Também conhecidos como cistos epidérmicos ou queratinosos, os carocinhos que nascem abaixo da superficie da pele são formados por materiais gordurosos, os sebuns. 

Não tem teor maligno e não necessitam de tratamento médico. Mas se evoluirem de tamanho, podem infeccionar. Neste caso o médico pode recomendar a extração.

Mesmo que não sejam perigosos, quando os cistos sebáceosa aparecem, convém passar por um exame médico para afastar qualquer dúvida sobre uma possível malignidade no nódulo.

Não se deve tentar espremer os cistos, pois isso pode causar uma ruptura de sua cápsula e provocar uma eliminação de seu conteúdo dentro da pele, gerando inflamação e dor. O médico também pode tratar um cisto sebáceo fazendo uma punção da parte mais elevada com agulha ou cortando essa parte com o auxílio de um bisturi e, em seguida, espremendo o seu conteúdo. No entanto, a menos que os cistos grandes sejam completamente removidos, eles podem reaparecer.

Por Yasmin Barcellos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;