De olho no transito Titulo
Grandes iniciativas

Quinta-feira, dia 22 de setembro, devemos deixar o nosso carro em casa

Por Cristina Baddini
16/09/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Quinta-feira, dia 22 de setembro, devemos deixar o nosso carro em casa.

O primeiro dia sem carro foi realizado na França em 1998. Desde então, a mobilização se estendeu a vários países, chegando ao Brasil em 2001. Em 2011, cerca de 20 municípios no País aderiram à mobilização, como São Paulo, Brasília, Goiânia, Recife, Vitória; e, no Grande ABC, São Caetano e Santo André.

A Jornada Na Cidade, Sem Meu Carro tem como proposta um dia de reflexão sobre as consequências, já perceptíveis, resultantes do uso e dos privilégios indiscriminados oferecidos aos automóveis nas cidades. O real objetivo é sensibilizar as pessoas para que se comprometam em não usar o carro por um dia inteiro e assim contribuírem para a diminuição da quantidade de gases poluentes emitidos pelo veículo!

CONTRIBUA - FAÇA A SUA PARTE
Deixe seu carro em casa e também mande um e-mail ou um SMS ao celular dos seus amigos, alertando sobre a chegada do dia sem carro. Essa ferramenta eletrônica de comunicação não gera papel durante a mobilização. A ideia é divulgar e popularizar o movimento incentivando a sociedade a adotar transportes públicos, a caminhada, a bicicleta ou a carona solidária. É cada um fazendo a sua parte e diminuindo os impactos ambientais negativos no planeta, deixando-o ainda mais belo.

Pode-se, inclusive, criar rotinas divertidas de transportes, como amigos viajando juntos ao trabalho, crianças indo juntas à escola, tornando essa atitude coletiva mais agradável e facilitando o processo de socialização e adoção popular da ideia.

Se as famílias fizessem transporte solidário para as escolas, nosso trânsito seria menos intenso e a consciência seria criada desde cedo! Vamos trocar o carro por uma cidade saudável. O acompanhamento da jornada está sendo feito pelo blog do Ruaviva - Instituto de Mobilidade Sustentável, que é a entidade encarregada de organizar nacionalmente a mobilização.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;