Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 2 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

'A Alma Imoral' ganha nova temporada


Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC

30/04/2010 | 07:00


Há mais de dois anos em cartaz em São Paulo, "A Alma Imoral" prolonga a temporada até agosto. Desta vez no Teatro Augusta. O monólogo protagonizado por Clarice Niskier é adaptado do livro homônimo do rabino Nilton Bonder e garantiu à atriz o Prêmio Shell de atuação em 2007.

"Não existe traição sem tradição assim como não existe tradição sem traição", é o mote principal do livro, em que o Bonder utiliza conceitos judaicos para explicar os significados de corpo e alma. Para o rabino, o corpo que preserva e a alma que trai são responsáveis pelos processos mais importantes da existência humana: a reprodução e a evolução.

Clarice, no palco, simplifica a proposta. Coberta por um pano preto, que vira oito vestes que representam culturas diversas, ela explica os conceitos do livro por meio de parábolas: o certo e o errado, a obediência e a desobediência, as fidelidades e as traições.

A proposta nasceu de um encontro casual entre a atriz e o escritor. Em um programa de TV, Clarice explicou que era de origem judaica e que havia se aproximado, através do teatro, do budismo, dizendo então que era judia-budista. Uma telespectadora enviou um fax ao programa dizendo que ou ela era "bem judia ou bem budista", que a mistura dos dois não existia.

A apresentadora, então, conversou com Bonder, que acolheu a opinião de Clarice. Disse que o budismo poderia fazê-la compreender melhor o judaísmo e presenteou-a com um exemplar de A Alma Imoral. A atriz o leu e sentiu que suas ideias - o que ela queria dizer e não sabia como - estavam traduzidas em palavras. Daí, a adaptação, que demorou dois anos para ganhar os palcos e já está em cartaz há mais de quatro anos.

A Alma Imoral - Teatro. No Teatro Augusta - Rua Augusta, 943, São Paulo. Tel.: 3151-4141. 6ª, às 21h30; sáb., às 21h e dom., às 19h. Ingr.: R$ 50. Até 1º de agosto.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;