Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 17 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Ministro britânico defende decisão de não enviar Harry ao Iraque


Da AFP

17/05/2007 | 19:37


O ministro britânico da Defesa apoiou nesta quinta-feira a decisão do chefe de estado-maior do exército de não enviar o príncipe Harry ao Iraque, afirmando que seu serviço naquele país colocaria em risco as vidas de seus companheiros de farda.

"Nós valorizamos todos aqueles que servem nas nossas forças armadas e avaliamos o perigo e os riscos que correm", disse Des Browne, dirigindo-se às famílias dos militares enviados ao Iraque, que questionaram o governo por adotar dois pesos e duas medidas.

"Trabalhar em ambientes de risco é parte do serviço militar, todos aceitamos e entendemos isso", afirmou. "Mas a resposta para esta pergunta nestas circunstâncias é que parte do julgamento foi que o envio do príncipe Harry aumentaria o risco para os outros de forma desproporcional", acrescentou Browne.

O chefe de estado-maior britânico, general Richard Dannatt, anunciou na quarta-feira que Harry, o terceiro na linha de sucessão ao trono, não servirá mais no Iraque, conforme estava previsto, alegando que a preocupação com sua segurança forçou sua decisão.

Dannatt reconheceu que Harry, 22 anos, não ficaria contente com a decisão, mas afirmou que se ele fosse enviado ao Oriente Médio, o risco que ele e seus companheiros correriam seria grande demais. Harry é segundo tenente no regimento de elite Blues and Royals da Casa Real britânica.

Em abril, o próprio Dannatt anunciou que o jovem príncipe se uniria ao regimento em uma missão de seis meses no Iraque, onde ficaria encarregado de 11 soldados e quatro veículos de reconhecimento Scimitar.

As últimas semanas foram das mais sangrentas para os 7,1 mil militares britânicos mobilizados no Iraque. Doze morreram só no mês passado e um total de 148 pereceram desde a invasão ao país, em março de 2003.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;