Política Titulo
FHC visita Uruguai e vai à posse de De La Rúa na Argentina
Do Diário do Grande ABC
06/12/1999 | 22:04
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso passará seis dias no exterior, distante do Congresso Nacional na última semana antes do recesso parlamentar.

O presidente embarca nesta terça-feira às 16h10 para Montevidéu, onde participará da reuniao da XVII Reuniao do Conselho do Mercado Comum com a participaçao dos chefes de estado da Cúpula das Américas e quarta-feira, seguirá para Argentina, para a posse do presidente Fernando De La Rua.

A intençao de Fernando Henrique é nao interferir nas negociaçoes com os parlamentares para aprovar o Orçamento para o ano 2000, a reforma tributária, e as limitaçoes às medidas provisórias. O presidente preferiu retomar o ritmo de suas viagens internacionais que estava sacrificado pela dedicaçao aos problemas internos e só retorna no próximo domingo.

Em reuniao nesta segunda-feira com os líderes da base governista no Planalto, Fernando Henrique disse que viajava "tranqüilo apesar das pauta carregada".

O clima de fim de ano já tomou conta do Palácio. As solenidades previstas para esta terça, antes do embarque, sao um almoço com o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, e a cerimônia de sançao do projeto de lei que cria o Sistema Brasileiro de Inteligência e a instalaçao da Agência Nacional de Inteligência - Abin, aprovados recentemente pelo Congresso Nacional. Após a semana no exterior, o presidente retorna à capital, mas já se prepara para voltar novamente ao Rio de Janeiro no dia 22, onde visitará a Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda (RJ).

Recentemente, Fernando Henrique e o ex-presidente Itamar Franco trocaram farpas sobre a privatizaçao da CSN e o presidente deverá fazer um discurso esclarecendo sua posiçao no episódio. O presidente e D. Ruth decidiram permanecer no Rio de Janeiro e só voltar à capital no dia 2 de janeiro, após as festas de final de ano.

Dois eventos já estao previstos para o dia 31 no Rio de Janeiro. A cerimônia do Fogo, na Escola Naval, comemorativa dos 500 anos. Mais tarde, no forte Copacabana, o presidente assistirá à queima de fogos. Fernando Henrique só deverá ficar meia hora no forte. Depois, ele retorna à Gávea Pequena para cear com a família.

O porta-voz desmentiu que o presidente vá tirar uma folga de quatro dias na Argentina. Mas admitiu que ele passará sábado e domingo em Buenos Aires. No sábado a agenda oficial prevista inclui a participaçao do presidente em um culto religioso para celebrar a posse do presidente argentino e à noite um jantar com o presidente Fernando de La Rua. Fernando Henrique terá a tarde livre, e poderá visitar pontos turísticos de Buenos Aires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;