Cultura & Lazer Titulo
Exposição retrata o fetiche do salto alto
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
05/10/2004 | 10:18
Compartilhar notícia


A ABAPC (Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem), instituição criada há 24 anos em São Paulo e há nove com sede em Mauá, inaugura às 20h desta terça a exposição De Salto Alto - O Começo e o Fim de Tudo na Parque Avenida Galeria de Arte, na capital. Tanto a abertura quanto a visitação, até 6 de novembro, têm entrada franca.

O vernissage oficializa o início da parceria por tempo indeterminado entre a ABAPC e o condomínio do edifício comercial Parque Avenida, onde fica a galeria.

"O espaço expositivo, na avenida Paulista, bem próximo ao Masp, fica na entrada do prédio, local que tem um trânsito mensal de cerca de 13 mil pessoas. É uma excelente oportunidade de apresentarmos o trabalho da associação", diz Robert Richard, que ao lado de Deni Saez dirige a ABAPC e assina a curadoria da exposição.

"Pela primeira vez teremos um local fixo para a realização de mostras. A utilização que faremos da galeria é um grande prêmio para nós, coroa o trabalho de tantos anos. A nossa função será administrar o espaço expositivo", afirma Richard. Segundo ele, a intenção é apresentar mostras de arte contemporânea, não exclusivamente compostas por obras de colagem.

Durante os cerca de quatro anos em que o local é utilizado como galeria, quem respondeu pela curadoria foi o artista plástico Eliomar Tesbita. De mudança para a Bahia, Tesbita indicou ao condomínio a posse do espaço pela ABAPC.

Em novembro e dezembro próximos ainda ocorrem na galeria mostras agendadas por Tesbita e em janeiro começa a programação "para valer" da associação de colagem.

Com a parceria para o uso da galeria, a ABAPC terá de arcar somente com a produção e divulgação das mostras. "Itens como água e energia elétrica serão pagos pelo condomínio", diz Richard.

Fetiche - A mostra De Salto Alto - O Começo e o Fim de Tudo, de subtítulo Aquilo que Por Último se Põe e o que Primeiro se Tira, conta com 50 obras criadas especialmente para o evento, cada uma de um artista - nove deles do Grande ABC.

"A idéia com essa exposição foi tratar da questão do fetiche que envolve os sapatos femininos. Quer dizer, falar do sapato enquanto objeto de desejo", afirma Richard.

Os artistas desenvolveram o tema tanto a partir de sapatos quanto de recriações do objeto com materiais como cerâmica e resina. São sobretudo obras tridimensionais e que têm em comum o uso da técnica de colagem na criação.

Dia 13 de novembro, a exposição segue para o showroom da Santa Lolla, em São Paulo, empresa que fabrica e comercializa calçados. A itinerância continua em janeiro, em São Bernardo, com a apresentação do evento em local ainda indefinido.

De Salto Alto - O Começo e o Fim de Tudo - Exposição coletiva. Na Parque Avenida Galeria de Arte - av. Paulista, 1.776, São Paulo. Tel.: 287-9260. Abertura: terça, das 20h às 23h. Visitação: a partir desta quarta. Diariamente, das 9h às 22h. Entrada franca. Até 6 de novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;