Nacional Titulo
Palestra discute meio ambiente sob ponto de vista da reciclagem
Javier Contreras
Do Diário do Grande ABC
03/06/2003 | 23:41
Compartilhar notícia


O 1º Ciclo de Palestras e Seminários – Iesa Comunidade com apoio do Diário discutiu, na noite de terça-feira, a questão ambiental sob o ponto de vista da reciclagem. Dois especialistas no assunto, o assessor técnico do Instituto do PVC da Solvay Indupa do Brasil, Miguel Bahiense e o sociólogo Ivan Corrêa, que atua no departamento de resíduos sólidos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) debateram o tema no anfiteatro do Tênis Clube do município.

Bahiense, que é engenheiro químico, falou sobre a importância da participação de empresas na reciclagem do material plástico conhecido como PVC (Policloreto de Vinil). “Tivemos um certo trabalho em identificar e indicar empresas que pudessem se tornar recicladoras em potencial desse tipo de material. Após esse mapeamento, verificamos que muitas empresas desprezavam a reutilização de parte desse material o que era um verdadeiro desperdício. Algumas com que trabalhamos passaram a investir nesse tipo de reciclagem e fizeram com que a produção de PVC rígido ou flexível se tornassem uma realidade”, disse. Objetos como mangueiras, espiral de cadernos, lustres, canos ou embalagens são alguns exemplos de produtos que podem ser produzidos com a reciclagem.

Logo depois, Corrêa ressaltou a importância que o projeto de Educação Ambiental em Santo André teve na formação das cooperativas de triagem e a conseqüente geração de trabalho e renda. “Se virmos que 76% das cidades brasileiras não possuem um gerenciamento específico de coleta de lixo, temos de estar contentes com os rumos de nossa cidade, ainda mais que todos participam, como a coleta comunitária que acontece nos núcleos habitacionais. Mas isso é um trabalho de base, de conscientização, em que a Educação Ambiental tem de ser vista desde criança. Hoje contamos com 210 cooperados e cada um desses deve ser um multiplicador para que todos conheçam a importância dessa ação”, afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;