Cultura & Lazer Titulo
Curador é preso na Grécia por exibir vídeo pornô com hino nacional
Por Das Agências
04/06/2007 | 16:44
Compartilhar notícia


Uma galeria de arte na Grécia foi fechada e seu curador foi preso pela polícia local sob acusação de exibir arte "indecente". Entre as obras expostas estava um vídeo que mostrava cenas de sexo explícito ao som do hino nacional grego, segundo a agência Ansa.

No sábado passado, a polícia invadiu a galeria de arte Athina e interrompeu a projeção do vídeo polêmico. Na mesma operação, foi detido o curador da mostra e diretor do centro Helexpo, Michalis Argyrou, que passou a noite na prisão.

"Na Grécia democrática de 2007 é inaceitável limitar as expressões da arte e incriminar os artistas", defendeu nesta segunda-feira um editorial do jornal Elefterotipia (imprensa livre, em grego), em sintonia com as críticas divulgadas em outros jornais.

O ministro da Cultura, George Voulgarakis, por sua vez, defendeu a liberdade de criação. "Este trabalho em particular não coincide com meus valores estéticos nem com os meus princípios, mas os artistas são livres para criar e os cidadãos têm o direito de recusar ao menos aquilo que acreditam ofender os nossos símbolos nacionais", disse o ministro.

A autora do vídeo, Eva Stefani, está atualmente na Alemanha e é procurada pela Justiça na Grécia sob as mesmas acusações que sofre o curador da mostra. Se processados e condenados, os dois podem pegar 10 meses se prisão, que em geral vem acompanhada de multa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;