Cultura & Lazer Titulo
Caricatura de Niemeyer dá prêmio ilustrador do Diário
Por Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
18/10/2004 | 09:32
Compartilhar notícia


O desenhista Luiz Carlos Fernandes, ilustrador do Diário, conquistou mais um prêmio para sua galeria. Na última sexta-feira, o 3º Salão Latino-Americano de Humor - Univates, realizado em Lajeado (RS), divulgou os vencedores e Fernandes aparece como o primeiro colocado na categoria caricatura, com um desenho sobre o arquiteto Oscar Niemeyer.

"Esperava no máximo uma menção honrosa, já que raramente os salões dão prêmio ao mesmo artista duas vezes consecutivas", afirma Fernandes. No ano passado, no mesmo evento, o desenhista venceu as categorias caricatura (com Vinicius de Moraes) e cartum.

Neste ano, Fernandes disputou contra fortes concorrentes latino-americanos. O prêmio é de R$ 3 mil. Em cartum o vencedor foi João Spacca de Oliveira, de São Paulo, e em história em quadrinhos, Jarbas Domingo de Lira Júnior, do Recife. Houve ainda premiações em categorias regional e infantil.

Foi na Univates que Fernandes fez sua primeira exposição individual, em março deste ano. "Eles (da Univates) gostaram tanto da qualidade dos trabalhos daqui que pretendem fazer uma exposição só com desenhistas do Grande ABC", diz Fernandes. Entre os participantes, devem estar Gilmar Barbosa e Mário Mastrotti. O site do evento é www.univates.br.

Este é o quinto prêmio de Fernandes em 2004, ano em que ele já ganhou três menções honrosas (no Porto Cartoon, de Portugal, e nos salões de Piracicaba, em São Paulo, e de Bragança, no Pará), além do prêmio catálogo do Salão Carioca. "O próximo evento que vou participar é o do Piauí", diz.

Fernandes se inscreverá no 22º Salão de Humor do Piauí/Brasil com uma caricatura de Nelson Mandela ou de Madre Teresa de Calcutá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;