Economia Titulo
Dinheiro de procedência duvidosa é bloqueado na Suíça
Do Diário do Grande ABC
27/06/2000 | 12:39
Compartilhar notícia


As autoridades suíças bloquearam, em 1999, 1,5 bilhoes de francos suíços (US$ 860 milhoes) de procedência duvidosa, o que representa um total de 370 pedidos de investigaçao por causa de suspeitas de lavagem de dinheiro ilegal, anunciou nesta terça-feira o Escritório Federal da Polícia (EFP), que cuida do assunto no país.

Trata-se de um ``aumento substancial', segundo o EFP, comparável com os 160 pedidos de investigaçao e 300 milhoes de francos suíços (US$ 173 milhoes) bloqueados em 1998.

Segundo a polícia, dois terços destes pedidos provenientes do exterior foram, por sua vez, transmitidos à justiça suíça. ``O aumento do número de bloqueios nao significa que se tenha lavado mais dinheiro na Suíça durante o período', mas que houve maior vigilância em relaçao ao assunto.

Segundo o EFP, 85% destes pedidos sao provenientes de bancos. ``A participaçao do setor bancário ainda permanece abaixo das expectativas', informa o órgao. Os tribunais de Genebra e Zurique foram os mais solicitados nas investigaçoes do EFP, que relaciona os pedidos recusados especialmente à ``criminalidade econômica', ou seja, crimes do colarinho branco.

Outros pedidos ``envolvem principalmente cidadaos russos' que possuem provavelmente companhias registradas em paraísos fiscais, em particular nas Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Caima, Ilha de Man e arquipélago das Bahamas.

``Houve também vários pedidos de investigaçao em torno do Banco de Nova York', informa o Escritório. O banco norte-americano foi considerado, no ano passado, um dos principais destinos do dinheiro público russo desviado por pessoas ligadas à administraçao do Kremlin, durante o governo do presidente Boris Yeltsin.

O EFP teve que investigar também pedidos de apropriaçao de fundos do novo governo da Nigéria, numa série de gestoes internacionais para tentar recuperar as somas depositadas em vários bancos pelo ex-presidente Abacha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;