Economia Titulo
Juros têm a maior alta em oito anos
Vinicius Gorczeski
Especial para o Diário
16/04/2011 | 08:25
Compartilhar notícia


As taxas médias cobradas pelos bancos no País para empréstimo pessoal e cheque especial estão avançando. Os juros cobrados por uso do limite da conta-corrente estão em 9,35% em abril contra março, aponta pesquisa do Procon-SP, divulgada ontem. É o maior percentual desde junho de 2003, quando era 9,43% ao mês.

As concessões de crédito aos clientes ficaram na média de 5,49% neste mês - ou 0,07 ponto percentual a mais do que o cobrado há 30 dias. O índice é o maior desde junho de 2009, quando registrou 5,52%.

A entidade usou como base prazo de contrato de um ano, envolveu sete instituições financeiras e considerou taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais.

A técnica do Procon-SP Helena Gerencer afirmou que as elevações são indícios de que as políticas de contenção do crescimento econômico do BC (Banco Central), a fim de conter o aumento dos preços, já refletem na atuação dos bancos na hora de concederem seus empréstimos ao consumidor.

Além disso, custos maiores com impostos e margem calculada sobre uma previsão de inadimplência também ajudam nessa bola de neve. "Elevaram a taxa de juros (Selic, hoje em 11,75% ao ano) e reduziram prazos. Como consequência, os bancos aumentaram as taxas, fazendo com que a média tenha crescido muito desde o início do ano e já está muito alta", frisou Helena, ao apontar que quatro das sete instituições consultadas elevaram suas alíquotas no cheque especial em um mês.

Banco do Brasil, Itaú e Bradesco incrementaram percentual dos papéis especiais. Esses, mais a Caixa Econômica, também subiram as cobranças de empréstimos pessoais no mesmo período. (veja arte ao lado).

Apesar de valores mais altos, a técnica do Procon pontuou que o pico de abril não ocorreu de forma abrupta. São feitos em doses homeopáticas pelo BC, refletindo da mesma forma nos bancos, que antevêem isso e reajustam as taxas pensando nos próximos meses. "O objetivo é que a inflação não fique em níveis preocupantes", disse Helena.

Tal quadro reforça a ideia de uma continuidade nos aumentos dessas cobranças até o início do segundo semestre. Período em que a técnica da entidade prevê estabilização nesse crescimento. A especialista afirma que a projeção não seguiria além de julho. Isso porque as políticas econômicas restritivas são frutos de um cenário de inflação detectado no ano passado e com respingos neste ano. O primeiro trimestre contou com alimentos in natura, petróleo e serviços liderando o ranking de inflação.

O HSBC, com a menor taxa de juros nos empréstimos pessoais no mês, disse que não pretende alterar seus percentuais no momento. O Santander disse que manteve taxas nos talões inalteradas em março e que tem os juros mais competitivas no crédito pessoal, embora não tenha afirmado se irão alterar os índices nas próximas semanas. Os demais bancos não retornaram até o fechamento desta edição.

 

Clientes devem evitar limite de conta, dizem especialistas

Evitar ao máximo recorrer ao crédito. A dica é da diretora do Procon de Santo André, Ana Paula Satcheki. Tudo porque a taxa média cobrada pelo empréstimo pessoal cresceu 0,22 ponto percentual de dezembro até abril. O mesmo vale para o vilão do juro alto - o cheque especial. O papel ficou 0,23 ponto percentual mais pesado no bolso do consumidor no mesmo período. Os dados são da pesquisa mensal do Procon-SP divulgada ontem.

" O cheque especial é muito usado. Mas é a modalidade de crédito com as taxas mais altas de juros disponível", observou Helena Gerencer, ao citar que esse crédito é o preferido no curto prazo. A especialista acrescentou que isso acontece porque a facilidade em se requisitar o valor é grande. As pessoas ponderam pelo recurso quase como se fosse uma extensão do salário.

"Não tem ficha nem precisa esperar. Está ali, à disposição para ser usado. E a dívida vai rolando mês a mês", alertou Helena, sobre a armadilha em que o consumidor poderá cair no caso de transformar o uso do limite num hábito. Ela aconselha que o cliente descarte qualquer tipo de crédito hoje. "Recorrer a eles só para cobrir outro de empréstimo mais caro", completa.

Ana Paula afirma ainda que é preciso pesquisar. Ganhar descontos tanto nos produtos - comprando à vista - quanto no leque de opções nas linhas de empréstimo é a melhor saída para pagar menos. "A portabilidade é um instrumento para trocar crédito entre os bancos. Pode ser necessária, pois contratar com taxas altas irá aumentar os endividamentos", salientou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;