Economia Titulo
Região tem 3 cidades na elite de ranking socioeconômico
Por Danilo Angrimani
Do Diário do Grande ABC
15/12/2004 | 10:11
Compartilhar notícia


Três dos sete municípios do Grande ABC estão situados no grupo de elite do IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social), criado em 2000 pela Fundação Seade, por encomenda da Assembléia Legislativa, para fazer um raio X nos 645 municípios de São Paulo, de acordo com os indicadores de renda, escolaridade e longevidade. O IPRS será divulgado nesta terça-feira, às 10h, no auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa.

Nessa edição do Índice de Responsabilidade Social, que reúne dados de 2000 a 2002, verificou-se em todo o Estado queda acentuada nos indicadores de riqueza, resultante da diminuição do rendimento médio dos assalariados.

São Caetano, São Bernardo e Ribeirão Pires estão incluídos no Grupo 1, caracterizado por "um nível elevado de riqueza e bons indicadores sociais". São apenas cinco municípios no batalhão de elite. Além dos três da região, também estão no grupo São Paulo e Barueri.

O único município "promovido" foi Ribeirão Pires. Na versão anterior do estudo, estava no Grupo 2. O secretário de Desenvolvimento Sustentado de Ribeirão Pires, Luciano Roda, ficou satisfeito com o resultado: "Infelizmente, estamos encerrando nossa participação na Prefeitura. Essa é uma prova de que estávamos no caminho certo e que trabalho sério traz resultados."

Santo André, Diadema e Mauá ficaram no Grupo 2, que reúne município com "bons níveis de riqueza", mas "incapazes de atingir bons indicadores sociais". Rio Grande da Serra, que estava no Grupo 2, caiu para o Grupo 4 e agora tem a companhia de outros 188 municípios paulistas que apresentam "baixos níveis de riqueza e níveis intermediários de longevidade e/ou escolaridade". A boa notícia para Rio Grande da Serra é que melhorou seu indicador de longevidade, cujo escore (56 anos) estava muito abaixo da média estadual (65) em 2000 e, em 2002, tornou-se equivalente a ela (67).

A situação do Grupo 4 só é melhor que a dos 104 municípios do Grupo 5, formado por "localidades tradicionalmente pobres" do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e do Pontal do Paranapanema.

Superior - Embora todos os municípios tenham apresentado queda nos índices de riqueza, São Caetano, Barueri e São Paulo mantiveram escore superior à média estadual. São Caetano também é destaque no indicador de escolaridade, ao lado de Santo André e Poá. O relatório destaca: "A escolaridade reflete a heterogeneidade da região, registrando grandes variações entre os municípios. Sobressai o município de São Caetano, com os melhores escores nessa dimensão".

São Caetano é a cidade com maior número de mulheres no Estado. São 100 mulheres para cada grupo de 87,6 homens. É também o único município com taxa de crescimento populacional negativo (-0,4% ao ano).

A Região Metropolitana de São Paulo tem como "maior empregador a indústria automotiva, que responde por mais de 100 mil ocupações, equivalente a 10% dos empregos disponíveis", afirma o relatório. Outros grandes empregadores são a indústria química e a de alimentos e bebidas.

O IPRS tem por objetivo subsidiar a formulação e avaliação de políticas públicas na esfera municipal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;