Nacional Titulo
Ministério desaconselha viagens à China; entrada de chineses não tem restrição
28/01/2020 | 16:51
Compartilhar notícia


O Ministério da Saúde do Brasil passou a desaconselhar viagens para a China, nesta terça-feira, 28, depois que todo o território daquele país passou a ser considerado área de transmissão do coronavírus pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Até então, as áreas consideradas com transmissão local eram as províncias de Hubei e Guangdong. Algumas companhias aéreas já estão aceitando o cancelamento das viagens sem ônus para o passageiro. Quem vai viajar para outros países precisa redobrar as cautelas, pois a maioria dos aeroportos adotou medidas rigorosas de vigilância contra a doença.

Quem está com viagem marcada deve cancelar?

O Ministério da Saúde atualiza diariamente em seu portal na internet as áreas com transmissão local de acordo com as informações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta terça-feira, o Ministério desaconselhou viagens para a China, depois que a OMS passou a considerar o país todo como área de transmissão. Conforme o Ministério, viajar para a China, só em caso de extrema necessidade. Algumas empresas aéreas estão permitindo o cancelamento gratuito de viagens para as províncias de Hubei e Guangdong e para outras regiões da China. Como algumas das principais atrações turísticas chinesas - o Museu Nacional, a Cidade Proibida, em Pequim, e parte da Grande Muralha - foram fechadas para turistas, esse pode ser um bom argumento para cancelar ou remarcar a viagem. Já a chegada de chineses ao Brasil - cerca de 250 por dia -, é monitorada, mas não tem restrições, a não ser que o viajante apresente sintomas.

E viagens para os demais países que já têm casos da doença confirmados?

O Ministério da Saúde ainda não emitiu restrição de viagens a essas regiões, mas orienta medidas de prevenção para quem vai a países como a Tailândia, onde há grande número de casos importados, e outros países asiáticos, além da Alemanha, Austrália e Estados Unidos. Praticamente todos os países recebem viajantes chineses. Para redução de risco, recomenda a higiene frequente das mãos, não compartilhar talheres e objetos de uso pessoal, evitar aglomerações e contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

Estou com gripe comum, posso viajar mesmo assim?

Em todos os aeroportos foram reforçadas a vigilância e as orientações para notificação de casos suspeitos do novo coronavírus. Se você tem sintomas que podem ser confundidos com essa doença, como tosse, espirros e febre, é recomendável que não viaje, pois pode ter de se submeter a exames e outras formas de investigação do quadro, quando em trânsito. Em alguns aeroportos, existem scanners que detectam quadro febril, por exemplo.

Em viagem, que cuidados tomar no aeroporto, avião e hotel?

No avião, pode-se usar máscara cirúrgica que ajuda a reduzir o risco. As equipes em terra foram orientadas para medidas extras de higiene dos aviões, porém, em caso de dúvida, solicitar toalha higiênica descartável para repassar a limpeza da bandeja e do encosto. Ficar atento para possíveis solicitações de lista de viajantes para investigação de contato. No táxi, menor contato possível com maçanetas e bancos. No hotel, importante observar as condições de higiene e desinfecção do quarto, banheiros e áreas de uso comum.

Quem está no Brasil, quando deve procurar o serviço de saúde?

O paciente precisa possuir o critério clínico, que é febre acompanhada de sintomas respiratórios (tosse, espirros, dificuldade para respirar) e atender uma dessas situações: ter viajado nos 14 dias anteriores para a China, período da incubação do vírus, ou ter tido contato próximo com um caso suspeito ou confirmado de coronavírus. Na unidade de saúde, o paciente deve ser encaminhado para unidade de referência para a doença.

Como as pessoas podem se precaver por aqui?

Não há vacina nem medicação específica para o vírus. Para reduzir o risco, deve-se adotar medidas simples de higiene: lavar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir alimentos; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal; manter os ambiente bem ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas ou sinais da doença; ficar em casa se tiver resfriado ou gripe; quando possível, evitar aglomerações.

Há diferença de formas de se precaver de acordo com a idade?

Crianças pequenas estão mais propensas à infecção. Em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido, ou idosas, é maior o risco de quadro mais grave, inclusive pneumonia. Nesses casos, as formas de prevenção são as mesmas, mas os cuidados devem ser redobrados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;