Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 2 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Exposição ‘Sala de Estar’ abre hoje no Sesc São Caetano

Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Mostra será dividida em três módulos e estará em cartaz até dia 24 de agosto


Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC

23/01/2020 | 01:09


Quando você convida alguém para ir à sua casa, em qual lugar costuma fazer a recepção? A maioria das pessoas, decerto, é na sala de estar, ambiente aconchegante, que permite não só a acomodação dos presentes como também é propícia para convivência e diálogo. Foi com esse pressuposto que surgiu a ideia da exposição Sala de Estar – Artistas do Acervo Sesc de Arte Brasileira, que abre hoje, às 19h, no Sesc São Caetano.

Dividida em três módulos – o primeiro vai até 23 de março –, a mostra tem a curadoria de Valquiria Prates. Neste primeiro momento, serão expostas oito obras, que têm como tema pessoas e corpo. Já o segundo, que começará em 9 de abril e vai até 12 de junho, vai tratar de paisagens e lugares e, o último, de 25 de junho a 24 de agosto, abordará paisagens e objetos. E todos, é claro, ficarão na sala de estar.

Para escolhê-las, foi feita uma pré-curadoria, norteada por Valquiria, e depois, os itens foram elencados por professores da rede pública da cidade e alunos dos cursos formativos de curadoria do Sesc São Caetano.

“A ideia era dar vazão às obras do acervo e usar a realidade da unidade, que arquitetonicamente são duas casas adaptadas. Foi se entendendo que poderíamos usar essa ideia da casa para orientar nossas programações, trazendo o acolhimento, conforto – aqui tem até um quintal – dentro desse tom de casa para a exposição”, explica a programadora do Sesc, Jane Eyre Piego.

Uma vez escolhida a temática e o espaço, começou-se a composição, dentro do espaço de convivência da unidade. “Este é um lugar que o público visita no Sesc, como nas casas. Geralmente, é na sala de estar que as pessoas conversam, escutam música, fazem festas. Para a história da arte, este foi um espaço muito importante, porque é neste lugar onde a burguesia guardava os objetos de viagens, pinturas, jogos e até gabinetes de curiosidades para ficarem expostos e serem discutidos. O mesmo acontecerá com as obras da mostra”, acredita Valquiria, que acrescenta. “O que é hospitalidade nestes tempos tão duros que estamos vivendo? Como é importante a gente se deixar ser acolhido e saber acolher. Tem um desejo nessa exposição de pensar nisso, como acolho os outros, como olho para obra. A arte é um lugar em que a gente pode discordar cordialmente, ter opiniões diferentes sem precisar bater boca. Acreditamos nisso, num lugar de encontro, de ampliar nossos horizontes, aprender a conversar e a discordar sem animosidades”, finaliza a curadora.

Sala de Estar – Exposição. No Sesc São Caetano – Rua Piauí, 554. De hoje até 24 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 21h30, sábados e feriados, das 9h às 17h30. Gratuito. Grupos em agendamento@scaetano.sescsp.org.br.  



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;