Fechar
Publicidade

Sábado, 4 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

BC comprará dólares para recompor reservas internacionais


Do Diário OnLine
Com Agências

06/01/2004 | 21:38


O Banco Central (BC) passará a comprar dólares no mercado com a finalidade de promover elevação das reservas internacionais. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Antes, as compras eram feitas pelo Tesouro Nacional por meio do Banco do Brasil.

Meirelles afirmou que a medida não significa o estabelecimento de uma cotação específica para o dólar. "Apesar de o intuito da autoridade monetária ser aumentar as reservas do país no médio prazo, não será estabelecida nenhuma meta específica para o volume de recursos", afirmou.

Ficará concentrado, ainda, no BC, a responsabilidade de prover o Tesouro Nacional das divisas para honrar os compromissos de juros e principal da dívida externa em bônus e junto ao Clube de Paris.

O Tesouro Nacional continuará, como antes, comprando no mercado divisas para o pagamento de outras obrigações da União com o exterior, inclusive pagamentos de empréstimos de organismos multilaterais, como Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Mundial (Bird).

De acordo com Meirelles, depois de atendidas as necessidades de dólares para o pagamento de dívidas e juros, as divisas restantes passarão a ser destinadas para a "recomposição gradual" das reservas internacionais do país no médio prazo.

Com Agência Brasil



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;