Setecidades Titulo
Casas de Paranapiacaba estão irregulares
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
13/04/2002 | 18:29
Compartilhar notícia


Dos 309 imóveis cadastrados que integram a parte baixa da Vila de Paranapiacaba, em Santo André, apenas 19 estão com a situação jurídica (termo de permissão de uso do imóvel) regularizada e com o aluguel em dia. O dado faz parte do levantamento realizado pela Subprefeitura da Vila e do Parque Andreense, que tinha por objetivo avaliar os atuais contratos mantidos pelos moradores com a RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A), ex-proprietária do vilarejo, e verificar a condição de vida das famílias e o grau de degradação das moradias.

“Realmente, apenas 19 casas regularizadas de um universo de 309 é muito pouco, sem falar na inadimplência, que é grande. Para cada caso serão levados em consideração alguns critérios, como a questão social e a situação dos imóveis. Não vamos permitir mais situações de privilégio”, disse Sílvia Regina Costa, 38 anos, diretora recém-empossada no Departamento de Paranapiacaba, uma das responsáveis pelo cadastramento que durou dois meses para ser concluído.

No entanto, Sílvia informou que a interpretação dos números coletados será feita pela equipe da Subprefeitura de Paranapiacaba, capitaneada por João Ricardo Guimarães Caetano. “Após o relatório final, a situação dos moradores deverá estar regularizada até o fim de maio”, afirmou. A partir de junho, ainda segundo a diretora, os moradores que estiverem dentro dos critérios estabelecidos assinarão os novos termos de permissão de uso com a Prefeitura de Santo André.

Após a compra da parte baixa de Paranapiacaba pela Prefeitura, em um dos últimos atos do ex-prefeito Celso Daniel, em janeiro, deu-se início ao cadastramento. “A Rede, ex-proprietária, tinha um cadastro dos moradores que, evidentemente, não tínhamos acesso. Com o passar dos anos, ela (Rede) não tinha mais controle de quem morava nas casas”, disse Sílvia. Segundo ela, na parte de baixo o vilarejo possui cerca de 350 imóveis, mas muitos estão desocupados ou são institucionais. Ela não soube informar o número de casas da parte alta.

Itens – Segundo o levantamento feito com os moradores da parte baixa de Paranapiacaba, realizado de casa em casa, 51% dos entrevistados são casados. Quanto ao número de filhos, 38% das famílias têm três ou mais, o que justifica que 58% dos imóveis possuem mais de quatro pessoas residentes no domicílio. Outro dado é que 65% têm algum grau de parentesco na Vila. Já quanto ao tempo de moradia no vilarejo, a pesquisa apontou uma ocupação relativamente recente: 42% residem no local entre dois e três anos. Empatados, cada um com 29%, moram acima de quatro anos e/ou de um mês a um ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;