Internacional Titulo
Hamas 'devolve a bola' aos israelenses no processo de paz
Da AFP
05/03/2006 | 14:45
Compartilhar notícia


O movimento islâmico palestino Hamas finalizou neste domingo uma visita a Moscou, na Rússia, e jogando para os israelenses a responsabilidade sobre do processo de paz no Oriente Médio. Mais cedo, a Al Qaeda havia convocado o grupo para prosseguir com a luta armada.

"Se os israelenses estiverem dispostos a reconhecer os direitos dos palestinos e um Estado palestino completamente independente, nesse caso, nós estaremos dispostos a anunciar nossa posição a respeito de Israel", disse um membro da delegação em Moscou, Mohammed Nazzal.

"Não dizemos não a tudo. Sabemos que estamos numa nova fase e que devemos mudar, mas se quiserem que o Hamas modifique sua política, também devem pedir que os israelenses mudem a sua", insistiu.

O grupo palestino, que realizou sua primeira grande visita internacional desde a vitória nas eleições legislativas palestinas em janeiro, se negou a acatar as exigências do Quarteto Internacional (Estados Unidos, Rússia, UE e ONU), reiteradas pelos russos durante a visita.

Todos eles pediam que o Hamas, considerado por Estados Unidos e UE (União Européia) como uma organização terrorista, renunciasse a violência e reconhecesse Israel se quiser manter a ajuda internacional.

O líder do grupo islâmico, Mohamed Mechaal, que liderava a delegação, reiterou que Israel deve, em primeiro lugar, se retirar de "todos os territórios ocupados desde 1967, permitir o retorno dos refugiados e libertar todos os prisioneiros". No entanto, ele não excluiu a possibilidade de reconhecer o direito a existir de Israel.

O Hamas recebeu o apoio dos 22 países da Liga Árabe que denunciaram no sábado, no Cairo (Egito), as "condições injustas" colocadas pelo Quarteto e defenderam a iniciativa de paz árabe de 2002, que pede a retirada israelense dos territórios para uma normalização das relações com Israel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;