Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 2 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Bento XVI abençoa peregrinos chineses vindos de Hong Kong


Da AFP

25/05/2005 | 16:22


O papa Bento XVI quebrou novamente o protocolo nesta quarta-feira no final da audiência geral na Praça de São Pedro para saudar peregrinos chineses procedentes de Hong Kong. Pela primeira vez desde o início de seu pontificado, o Santo Padre desceu do papamóvel conversível em que viajava para falar com peregrinos chineses que estavam nas escadas da Basílica.

Bento XVI saudou e benzeu um grupo de doentes e inválidos de um centro de saúde de Hong Kong. Depois, pousou ao lado deles para fotos.

O gesto foi interpretado como um sinal da vontade de Bento XVI de se aproximar da China. Ele considera prioritário estabelecer e normalizar as relações diplomáticas entre os dois Estados. As autoridades chinesas enviaram ao Vaticano condolências depois da morte de João Paulo II no dia 2 de abril e expressaram o desejo de que a Santa Sé crie "as condições para melhorar as relações entre a China e o Vaticano".

Em seu primeiro discurso ao corpo diplomático, Bento XVI se referiu aos países com os quais a Santa Sé não mantém relações diplomáticas e manifestou seu desejo de vê-los "prontamente representados na sede apostólica".

Os contatos informais entre a Santa Sé e a China foram intensificados. O governo de Pequim quer que o Vaticano interrompa as relações com Taiwan, considerada uma província "rebelde" pela China, e se comprometa a evitar qualquer ingerência nos assuntos internos da China. A Santa Sé é o único Estado europeu que mantém relações diplomáticas com Taiwan.

Duas igrejas católicas coexistem na China. Uma delas é próxima ao regime de Pequim, tem quatro milhões de fiéis e não reconhece a autoridade do papa. A outra, clandestina, é fiel à Santa Sé e conta com cerca de 10 milhões de membros.

As relações entre a República Popular da China e o Estado do Vaticano foram interrompidas em 1951, depois que o papa excomungou dois bispos nomeados pelo regime comunista.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;