Automóveis Titulo Segurança na estrada
Sete dicas para transportar bagagens no carro
Da Redação, com assessoria
Do Garagem360
06/01/2020 | 12:18
Compartilhar notícia


Viajar de carro pode ser sinônimo de muitas malas, cooler, roupa de cama e de banho, brinquedos e outros itens que, muitas vezes, vão espalhados pelo assoalho ou até mesmo no colo dos passageiros. Entretanto, é preciso ressaltar que o excesso de carga e sua disposição incorreta dentro veículo representam riscos aos ocupantes.
Segundo Emerson Feliciano, gerente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento do CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), toda bagagem deve ser transportada no porta-malas. “Viajar com objetos soltos na cabine é um risco, pois em uma possível colisão, esses itens podem atingir uma força 50 vezes maior do que o seu peso. Por isso, é importante manter toda a bagagem isolada”, afirma.

 7 dicas para levar bagagem na viagem de carro

1. Peso

A capacidade de carga máxima de todo veículo é informada no manual do proprietário. Não respeitar esse limite pode implicar em risco de danos a estrutura e componentes mecânicos, como aumento do desgaste de freios e suspensão.

2. Na cabine

Pequenos volumes, como bolsas e mochilas, podem ficar no assoalho – nunca sobre o painel frontal ou o tampão traseiro, pois a visão das janelas (laterais ou traseira) não deve ser obstruída.

3. No porta-malas

A distribuição correta do peso dos objetivos no bagageiro é essencial para manter a estabilidade do carro. Malas e outros itens mais pesados devem ficar no fundo do porta-malas, de preferência em cima do eixo traseiro.

4. Bicicleta

Se for transportá-la com banco traseiro rebaixado, a bicicleta deve ser fixada de maneira que ela não se desprenda ou se mova livremente. Fora do veículo, prefira racks de teto. Em suportes traseiros, lembre-se que não é permitido cobrir a placa e as luzes da lanterna (se isso acontecer, é preciso instalar lanternas e chapa sobressalentes) nem ultrapassar a largura do veículo.

5. Bagageiro e rack

Esses itens são excelentes formas de ampliar a capacidade de carga do veículo, devendo ser instalados de acordo com os limites de peso estabelecidos pelo fabricante. Além disso, o rack não pode ultrapassar a lateral do carro e sua altura máxima deve ser de 50 centímetros acima da linha do teto.

6. Calibragem

A pressão nos pneus deve condizer com a quantidade de carga transportada para garantir a estabilidade na direção. Um carro mais pesado exige uma pressão maior, conforme indicado no manual do proprietário.

7. Como conduzir

Com o carro carregado, a capacidade de frenagem diminui. Ela exige uma distância maior e mais tempo para brecar totalmente. Além dos freios, o excesso de peso pode impactar na aceleração e no tempo de retomada do carro nas curvas. Por isso, evite fazer manobras arriscadas no trânsito.

LEIA MAIS: Opala, Fusca, Belina: veja anúncios antigos de carros que marcaram época
Aumento de combustíveis: saiba quais são os 15 carros mais econômicos do Brasil

50 carros mais vendidos no Brasil

Na galeria, confira quais são os carros mais vendidos no País em 2019. Os dados são da consultoria Focus2move e contabilizam o número de vendas até outubro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;