Setecidades Titulo Saneamento
Ampliação de rede de esgoto contempla 82 mil em S.Caetano

Iniciada em novembro, obra do Saesa conta com investimento de R$ 15,5 milhões e método não destrutivo

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
04/01/2020 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) de São Caetano realiza, desde novembro, obras de ampliação e modernização da rede de esgoto na Avenida Presidente Kennedy. O investimento, de R$ 15,5 milhões, trará benefícios a cerca de 82 mil moradores dos bairros Santa Paula, Olímpico, Boa Vista, Barcelona, Santa Maria e Oswaldo Cruz. O cronograma prevê que a conclusão dos trabalhos, que contam com método não destrutivo (intervenções subterrâneas), ocorra até dezembro.

O primeiro trecho de intervenções teve início na interligação das avenidas Presidente Kennedy e Goiás, e seguirá até a Rua Piratininga (primeiro no sentido Centro-bairro e, posteriormente, na faixa do sentido bairro-Centro). Já a segunda etapa de melhorias se estenderá até o cruzamento com a Rua Arlindo Marchetti, totalizando 6.000 metros de extensão – somando os dois sentidos da via pública.

Gerente de comunicação do Saesa, Jorge Aro Martins Júnior explica que a meta é usar método não destrutivo o máximo possível. “O cronograma previa intervenções subterrâneas nos principais cruzamentos, no entanto, conseguimos replanejar os trabalhos e evitar valas a céu aberto na avenida neste primeiro momento (interligação das avenidas Kennedy e Goiás no sentido Centro-bairro). Estamos tentando diminuir os impactos no trânsito ao máximo”, diz.

O período de férias e, consequentemente menor fluxo de veículos na cidade tem colaborado para o avanço da obra. “Temos apenas uma faixa interditada e estamos aproveitando este período para adiantar alguns passos”, comenta o gerente de comunicação do Saesa.

A intervenção se faz necessária devido ao aumento da população nos seis bairros contemplados, observa Martins Júnior. O último reparo no local aconteceu em 1996, com a canalização do Córrego dos Moinhos, no entanto, a rede tem pelo menos 50 anos de uso. “É uma obra obrigatória, tendo em vista que o número de moradores triplicou nos últimos 50 anos”, ressalta.

Antes do início das obras, equipe de serviço técnico-social percorreu residências, empresas e estabelecimentos comerciais da região para dialogar sobre a obra e suas intervenções. Também foi montado posto fixo para esclarecimento de dúvidas e recebimento de sugestões – espaço funciona aos domingos, na Praça dos Imigrantes (Rua de Lazer). O serviço também está disponível pelo telefone 2181-1800, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;