Esportes Titulo
Sorteio abre a primeira Copa do milênio
Angelo Verotti
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
01/12/2001 | 00:54
Compartilhar notícia


  A primeira Copa do Mundo do século 21 terá início neste sábado, às 8h (Brasília), no Centro de Congressos Bexco, em Busan, quando será realizado o sorteio que irá separar em oito grupos os 32 países participantes da competição, organizada conjuntamente por Japão e Coréia do Sul. Num jogo de cartas mais ou menos marcadas, a Seleção Brasileira irá conhecer seus adversários da primeira fase, que podem abrir o caminho do país na busca pelo pentacampeonato em 2002.

Os dias que antecederam o sorteio foram marcados por reuniões e solicitações. O Brasil, por exemplo, manifestou desejo de disputar a primeira fase no Japão, enquanto a Argentina mostrou preferência pela Coréia do Sul.

Mas serão as bolinhas que irão definir as sedes de cada país. Tanto Brasil quanto Argentina são cabeças-de-chave, ao lado de Alemanha, Itália, Espanha, França, Coréia do Sul e Japão. Por enquanto, apenas os três últimos entram já sabendo previamente suas sedes. Os franceses ficarão no Grupo A, os coreanos comandarão o D e os japoneses estarão no H.

Pelo critério definido para o sorteio, não poderá haver mais do que uma seleção do mesmo continente em grupo semelhante, com exceção das chaves da França, Alemanha, Itália e Espanha, que terão duas equipes européias. Isso porque a Europa terá 15 representantes no Mundial.

A responsabilidade, em parte, ficará por conta das mãos de personalidades como Pelé, Cruyff, Platini e Milla, convidados para a cerimônia. Eles tirarão as bolinhas, sob olhares atentos de bilhões de pessoas pelo mundo. No Brasil, poderão ser vistos em pela Rede Globo e Sportv.

O técnico Luiz Felipe Scolari não escondia nesta sexta sua ansiedade com a aproximação do sorteio. “Seria interessante cair no Grupo F porque ficaríamos do primeiro ao sétimo jogo no Japão”, disse o treinador, já com o pensamento voltado para uma escalada até a final da Copa do Mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;