O jornalista Peter Wilson e o fotógrafo John Feder, ambos do The Australian, estavam detidos no Meridien Palestine, em Bagdá, um dos hotéis ocupados por jornalistas estrangeiros, e consideravam provável a expulsão, indicou o redator-chefe Michael Stutchbury. "Foram capturados por autoridades e militares iraquianos ontem à tarde (terça-feira) e levados para o hotel Palestine, em Bagdá", precisou. "Agora, estamos aguardando para saber se serão expulsos do país, como aconteceu com Ian McPhedran, ou autorizados a ficar trabalhando", acrescentou.
Autoridades iraquianas ordenaram na segunda-feira que Ian McPhedran, jornalista do "The Sydney Daily Telegraph", deixasse Bagdá. McPhedran explicou ao jornal onde trabalha que as autoridades o acusaram de desrespeitar as regras ao ir do hotel para o Ministério da Informação, bombardeado várias vezes.
Os jornalistas do The Australian perderam o contato com a redação na segunda-feira, quando estavam no porto de Umm Qasr, no sul do país. Peter Wilson indicou ao jornal que a polícia militar anglo-americana queria tirá-los do Iraque. "Não querem jornalistas independentes, querem jornalistas incorporados" às unidades militares, disse. Os dois profissionais deslocavam-se por conta própria, em uma caminhonete.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.