Armando Monteacuti nasceu em Araraquara, formou-se em ferramentaria pelo Senai de São Carlos. A indústria automobilística o trouxe a São Bernardo, adotada como sua terra de coração
O italiano Aurélio Monteacuti veio menino da Itália com a família e fez história em Araraquara, especializando-se no ofício de pedreiro. Entre os sete filhos, o caçula Armando, cujo sonho era formar-se engenheiro e que se tornou profissional metalúrgico de primeira grandeza.
Armando chegou a São Bernardo em 1960 e seu primeiro emprego foi na Simca do Brasil, em frente à Volkswagen. Ganhou experiência e transferiu-se para a Mercedes-Benz, onde foi líder na seção 131, de blocos de motores, dividindo a função com o colega Carlos.
Os dois estão nesta foto coletiva, à direita, com os jalecos da estrela famosa. Em turnos distintos, Armando e Carlos dividiam funções na grande montadora alemã.
Aos 80 anos hoje completados, Armando Monteacuti ainda trabalha com afinco, por conta própria. Formou uma bela freguesia e jamais esqueceu Araraquara, onde sua família criou alicerce.
LINHA DO TEMPO
11-12-1939 – O nascimento em Araraquara, filho do Sr. Aurélio e de dona Edméia.
Irmãos: Alípio, Deolindo, Elza, Sueli, Nilza e Amélia.
28-11-1965 – O casamento com Ione, a princesa das quermesses do bairro Assunção.
11-12-2019 – Os 80 anos ao lado da mulher, das filhas Simone, Regiane e Daniela, dos genros Alberto, Fernando e Ednilson, e dos netos Isabela, Ana Gabriela, Luiz Fernando, Matheus e Leonardo.
Diário há 30 anos
Domingo, 10 de dezembro de 1989 – ano 32, edição 7245
Eleições Presidenciais – Às vésperas do 2º turno, Zélia Cardoso de Mello, economista, descarta choque com congelamento de preços e defende choque de credibilidade.
Equipe de Lula aceita lucro e mercado aberto, segundo o economista Sérgio Trani.
Estradas – Ambientalistas ficam divididos com a duplicação da Rodovia dos Imigrantes.
Copa 90 – Brasil vai estrear contra a Suécia em 10 de junho de 1990, segundo sorteio realizado em Roma.
Em 11 de dezembro de...
1914 – A I Guerra. Da manchete do Estadão: os franceses continuam a manter vantagens em toda a linha.
1924 – Automóvel choca-se com arco rodoviário no bairro dos Meninos, hoje Rudge Ramos. São quatro os passageiros. Eles são atirados à distância. Morre Benedicto de Arruda Machado. Escreve o <CF160>Estadão</CF>: “A ida foi alegre, sem nenhum contratempo. Em São Bernardo, os excursionistas se demoraram algum tempo, passeando pela vila. Depois, retomaram o Caminho do Mar, ocorrendo o acidente”.
1939 – Luiz Suplicy falece em Santo André. Antigo corretor de café em Santos. Um dos iniciadores da campanha em prol dos cafés finos e da colheita selecionada.
Era viúvo de Helena Cochrane Suplicy. Seu filho Paulo Cochrane Suplicy era casado com Philomena Matarazzo Suplicy, pais do vereador paulistano e ex-senador Eduardo Suplicy.
O corpo de Luiz Suplicy foi transportado de Santo André para Santos. Houve missa de corpo presente na Igreja do Carmo e sepultamento no Cemitério de Paquetá.
Nota – A família Suplicy possuía chácara em Santo André, em frente à chácara da Mimosa, hoje sede do clube Primeiro de Maio.
A II Guerra. Do noticiário do Estadão: o governo dos Estados Unidos resolveu conceder um crédito de US$ 10 milhões para auxiliar a Finlândia.
1959 – Pelas finais da Taça Brasil, primeiro jogo: na Vila Belmiro, Santos 2, Bahia 3. O jogo da volta será em 30 de dezembro.
Hoje
- Dia do Engenheiro
- Dia do Tango, em alusão ao nascimento do cantor Carlos Gardel, ocorrido nesta data, do ano 1890, em Toulouse, França.
Santos do dia
- Hugolino Magalotti
Municípios brasileiros
Celebram aniversários em 11 de dezembro:
- Em São Paulo, Duartina. Elevado a município em 1926, quando se separa de Piratininga.
- No Mato Grosso do Sul, Bataguassu, Corguinho e Sidrolândia.
- No Paraná, Campo Magro, Jardim Olinda e Paranapanema.
- No Rio Grande do Norte, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Coronel Ezequiel, Grossos, Itaú, Januário Cicco, São Gonçalo do Amarante, São Miguel e São Vicente.
- Na Paraíba, Carrapateira.
- No Rio Grande do Sul, Farroupilha, Guaporé e Silveira Martins.
- No Espírito Santo, Mucurici.
- No Maranhão, Pirapemas.
- Em Pernambuco, Pombos.
Fonte:IBGE.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.