Setecidades Titulo Em São Caetano
Mutirão de Mamografia e Ultrassonografia atende 270 pacientes
Do Dgabc.com.br
02/12/2019 | 10:29
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A Prefeitura de São Caetano realizou no sábado (30) o Mutirão de Mamografia e Ultrassonografia, no Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Municipal Maria Braido. Todos os 270 exames foram agendados previamente, com hora marcada.
 
“Essa não é uma ação pontual, mas um programa implantado com a finalidade de agilizar os atendimentos, oferecendo um serviço mais eficiente à população”, destaca a secretária de municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.
 
“A oferta de exames agendados aos sábados, além da nossa agenda normal, é também uma forma de disponibilizar ao paciente que trabalha um horário alternativo para o atendimento”, complementa o ginecologista Ricardo Carajeleascow, diretor técnico do hospital. Nos próximos sábados (7 e 14 de dezembro) serão feitos novos atendimentos de exames de imagem, agendados previamente. No dia 14/12 haverá, também, consultas e pequenas cirurgias de Dermatologia. 
 
Segundo a secretária de Saúde, a Prefeitura tem feito todos os esforços para atender ao aumento de demanda por serviços médicos, provocado pela crise financeira que tem feito muita gente migrar do plano de saúde particular para a rede pública.  No caso de exames mais especializados, como os de imagem, outro motivo de aumento de procura deriva do próprio atendimento da Prefeitura no campo da medicina preventiva. “Ações como a Carreta da Saúde promovem a realização de exames básicos preventivos que, eventualmente, requerem exames mais específicos”, diz o diretor.  
 
Foi o que aconteceu, por exemplo, com a moradora do Bairro Cerâmica Maria Dantas, que aguardava por uma ultrassonografia de abdômen.  “Fiz exames de sangue de rotina que acusaram alteração no fígado e o médico pediu ultrassom. Graças a Deus fui chamada para fazer o exame”, disse a moradora, aliviada. “Não tenho do que reclamar do atendimento de São Caetano. Mas eu sei que não sou eu apenas que preciso de médico, muita gente precisa. Então, achei ótimo eles terem organizado esse atendimento”, opinou.
 
O prefeito José Auricchio Júnior visitou o hospital durante os atendimentos e conversou com pacientes, tendo a satisfação de ouvir sugestões e elogios. Um deles veio do casal Érika e Celso Michels Spindola, moradores do Bairro Santa Maria e pais de uma criança de 5 anos e um adolescente de 16.  “Os funcionários que fazem os agendamentos por telefone são muito educados e atenciosos. A Pediatria é excelente”, avaliou Celso.
 
Segundo o morador, o atendimento da Saúde de São Caetano é superior ao de outras cidades. “Sei do que estou falando porque sou farmacêutico e conheço outros serviços públicos. Aqui, você consegue ver o retorno do que paga de imposto”, afirmou.
 
Auricchio garantiu que os moradores de São Caetano terão ainda mais motivos para se orgulhar da Saúde do município no ano que vem. “Em 2020 teremos também o Atende Fácil Saúde e a conclusão da entrega de todas as Unidades Básicas de Saúde que revitalizamos”, destacou - cinco dos nove equipamentos já foram entregues reformados e modernizados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;