Memória Titulo COLUNA
Grandes obras paulistanas

Do tempo do prefeito Prestes Maia, o autódromo de Interlagos, o Estádio do Pacaembu, a Avenida Nove de Julho...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


“De Eldorado, Diadema, consegue-se ouvir os roncos dos carros de corrida em Interlagos.”

Cf. testemunho de moradores do bairro

-----

Choveu forte em São Paulo no domingo 26 de novembro de 1939. De tal maneira que a inauguração do autódromo de Interlagos marcada para aquele dia foi adiada. No dia seguinte informou-se que a inauguração havia sido transferida para abril, “depois da estação das chuvas”. 

Haveria outros adiamentos, nem tanto pelas condições climáticas e sim porque o acesso a Interlagos era muito difícil, dada as condições dos caminhos que levavam às duas represas, a velha (Guarapiranga) e a nova (Billings). E o autódromo foi inaugurado em 12 de maio de 1940.

Outras obras monumentais realizavam-se naquele tempo, uma delas a do Estádio do Pacaembu, na qual foram usados muitos milheiros de tijolos de olarias de Santo André. Em novembro de 1939, na presença do prefeito Prestes Maia, foram feitas experiências para a instalação de alto-falantes no estádio, cuja inauguração ocorreu em 27 de abril de 1940.

Outra obra desta época foram os túneis da Avenida 9 de Julho, sob o Trianon. Em novembro de 1939 realizavam-se serviços de acabamento, entre os quais os de instalação elétrica.

UMA METRÓPOLE

São Paulo transformava-se em metrópole, 80 anos atrás. E uma pauta comum dos jornais, sobre novas profissões, dá uma ideia desta transformação paulistana. Surgia a figura do demolidor de construções, responsável pela derrubada de prédios em estrutura de taipas para abrir espaço aos grandes arranha-céus.

Outras profissões nascentes no fim da década de 1930, quando irrompia a II Guerra Mundial, são relacionadas em reportagem do Estadão: 

- Empregos decorrentes da arte e da indústria do cinema, do estrelato ao lanterninha.

- Aeromoço, o garçom de aeroplono.

Sobre o profissional demolidor, informava o jornal: “Entramos no período das imensas construções, das grandes reformas. Abrem-se avenidas para desobstruir o trafego, erguem-se arranha-céus” (cf. edição de 29 de novembro de 1939).

Diário há 30 anos

Domingo, 26 de novembro de 1989 – ano 32, edição 7233

Indústria – Yakult vai transferir parte da produção para Bragança Paulista. Instalada no distrito de Riacho Grande, em São Bernardo, a empresa sofria restrições de crescimento por causa da Lei de Proteção aos Mananciais.

Gente – Luciana Vanzo, de São Caetano, já ganhou 14 troféus e 260 medalhas, mas pode trocar a natação pela odontologia, se for aprovada no vestibular.

Em 27 de novembro de...

1769 – Da agenda da Fundação Pró-Memória: concessão de posse aos monges beneditinos das terras no Tijucuçu (hoje São Caetano), que a eles foram doadas pelo bandeirante Fernão Dias.

1914 – Pellegrino Adelmo Begliomini nasce em Santo André, na Rua Bernardino de Campos. Craque de futebol, ele jogou no Primeiro de Maio, no Palestra, no Corinthians, na Seleção Paulista e na Seleção Brasileira.

Na história do futebol do Grande ABC, forma com Oberdan Catani (SE Palmeiras) e Piolin (São Paulo FC) um trio defensor que na década de 1940 residia em Santo André e chegou, junto, à Seleção Paulista. 

1919 – A I Guerra. Do noticiário do <CF160>Estadão</CF>: censura na imprensa italiana. Notícias indiretas dizem que as classes conservadoras se preparam para resistir aos socialistas.

1939 – O médico Francisco Perrone, de Santo André, e esposa seguiram para a estação de repouso em Pocinhos do Rio Verde.

A II Guerra. Do noticiário do Estadão: o cruzador mercante inglês ‘Rawalpindi’ foi ontem ao fundo

1959 – Rede Ferroviária Federal altera os preços dos bilhetes e passes mensais para os trens de subúrbio da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí: 7 cruzeiros o bilhete, passe mensal 350 cruzeiros.

São três secções: Paranapiacaba a Mauá, Mauá a Perus e Perus a Francisco Morato.

Poderá o público adquirir passe para duas secções consecutivas ao preço de 490 cruzeiros.

Santos do dia

- Bernardino de Fossa

- Francisco Antonio

- Valeriano

- Virgílio

Hoje

- Dia Nacional do Combate ao Câncer

- Dia do Técnico de Segurança do Trabalho

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 27 de novembro:

- Em São Paulo, Tabapuã (de 1919) e Vargem Grande Paulista (de 1981)

- No Rio Grande do Sul, Esmeralda e São Martinho

- No Paraná, Loanda e Pérola d’Oeste

- No Ceará, Moraújo e São Gonçalo do Amarante

- No Rio Grande do Norte, Umarizal

Fonte:IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;