Fechar
Publicidade

Sábado, 14 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Tecnologia

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Cinco dicas para aproveitar a Black Friday com segurança

Da Redação

22/11/2019 | 11:18


Por Alexis Aguirre*

Com a proximidade da Black Friday, percebemos um aumento nas mensagens eletrônicas não solicitadas (spams) e anúncios de promoções nos websites. De fato, a redução de preço em produtos de nosso interesse é bem-vinda, no entanto, esse período exige atenção para os cibercrimes.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

A pesquisa Unisys Security Index 2019 aponta que 85% dos brasileiros já foram vítimas de fraudes cibernéticas e, desse total, 36% reportaram ter recebido mensagens no smartphone por SMS ou WhatsApp simulando serviços. Dessa forma, é importante reforçar algumas orientações para desfrutar das oportunidades em segurança:

Mensagens recebidas
A prática de phishing, antigamente restrita a e-mails, tornou-se comum por meio de mensagens SMS e de WhatsApp. Essas mensagens oferecem promoções quase irresistíveis, por isso é importante verificar cada link antes de clicar neles.

No smartphone, mensagens SMS e de WhatsApp de números desconhecidos são um importante sinal de alerta, mas preste atenção em mensagens compartilhadas por amigos ou grupos. E lembre-se de não repassar mensagens sem verificar sua autenticidade. Outra dica para detectar fraudes é verificar se a mensagem contém erros de digitação ou mesmo gramaticais, que indicam uma origem suspeita.

Leia mais
Reconhecimento facial: bar em SP tem tecnologia que “adivinha” idade, humor e gênero dos clientes
Não quer que leiam suas mensagens no WhatsApp? Novo recurso bloqueia app com biometria
Reconhecimento facial x Invasão de privacidade: até que ponto a tecnologia é segura?

Aplicativos falsos
Atualmente, dado o volume de aplicativos móveis disponíveis nas lojas de apps, nota-se uma multiplicação do número de aplicativos falsos. Toda atenção é necessária no momento de buscar pelo app de sua loja favorita.

Verifique o nome do aplicativo e do desenvolvedor, a quantidade de opiniões, a data da publicação e possíveis erros de digitação no nome e/ou descrição. E em caso de dúvida, busque por informações sobre o aplicativo móvel no website da loja.

Desconfie de promoções exageradas
Na tentativa de chamar a atenção da vítima, algumas promoções beiram o absurdo. Se você receber um anúncio “bom demais para ser verdade”, desconfie!

Fique atento nas redes sociais
Falsos posts podem levá-lo a websites que visam o roubo de informações ou a distribuição de malware. Anúncios dirigidos que nos perseguem em redes sociais podem esconder armadilhas.

Sistemas atualizados e recursos de segurança do seu smartphone
Deixar de atualizar o sistema operacional ou aplicativos no smartphone aumenta sua exposição na rede. Falhas de segurança envolvendo brechas de atualização são publicadas com frequência por desenvolvedores e os criminosos sempre buscam maneiras de explorá-las.

Além disso, lembre-se de aproveitar recursos de segurança do aparelho. O uso de senhas fortes e verificação de identidade em mais de uma etapa reforçam a segurança.

Essas dicas nos ajudam a mitigar ou reduzir os riscos, mas nunca os eliminam. Embora sigamos todas as recomendações e controles, vale lembrar nunca chegaremos a um ambiente ideal “sem riscos”.

Por isso, durante a Black Friday, além de estar de olho nas ofertas, é preciso ter atenção para não cair em armadilhas. Se você é um profissional de segurança, assegure-se que os controles de segurança da empresa são eficazes e que seus usuários estejam conscientizados dos riscos, responsabilidades e precauções a tomar.

* Alexis Aguirre é diretor de Segurança da Informação da Unisys na América Latina.

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;