Foi há 60 anos, na fábrica VW em São Bernardo, numa imagem que se tornou histórica e correu o mundo
A unidade da Volkswagen já estava em franco funcionamento na antiga Linha Galvão Bueno, nas Colônias de São Bernardo. E naquela quarta-feira, 18 de novembro de 1959, o presidente Juscelino Kubitschek veio especialmente a São Bernardo para visitar a Volkswagen.
JK desembarcou em Congonhas, tomou um helicóptero, chegou à fábrica, condecorou o diretor-geral mundial da VW, discursou longamente e retornou ao aeroporto para a viagem de volta ao Rio de Janeiro, então Capital Federal.
A data ficou conhecida como a da inauguração oficial da fábrica da Volks em São Bernardo – notícia que não é citada pela Imprensa de então.
Dois dias antes, Heinz Nordhoff, o executivo maior da VW mundial, chegava a São Paulo, sendo recepcionado por Wilhelm Shultz-Wenk, presidente da Volkswagen no Brasil. No dia 18, em São Bernardo, recebeu das mãos de JK a comenda da Ordem do Cruzeiro do Sul.
A PALAVRA DA VW
Em seu discurso, Heins Nordhoff declarou à grande plateia que se espremia no pavilhão maior da Volkswagen, em São Bernardo:
- Os planos de fabricação aprovados pelo Geia (Grupo Executivo da Indústria Automobilística) fixam um índice de nacionalização, na última etapa, de 90% para a perua (Kombi) e de 95% para o automóvel de passageiros (Fusca).
- Por desejar que a fábrica brasileira seja totalmente independente, (a VW) decidiu iniciar imediatamente os trabalhos para produzir veículos 100% brasileiros.
- Em outubro, a Volkswagen brasileira produziu 2.000 unidades, com 84% de material nacional e 100% de mão de obra brasileira.
A VOZ DO GEIA
Lúcio Meira, presidente do BNDE (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) e do Geia, fez um discurso técnico:
- Os dez fabricantes de autoveículos que operam no País empregaram em três anos de atividades cerca de US$ 300 milhões e produziram 170 mil veículos.
A VOZ DO PRESIDENTE
JK fez um discurso político:
- Estamos vivendo uma hora decisiva, transpondo a fronteira do subdesenvolvimento para conquistar uma posição ao sol.
REGISTRO
A escolha de São Bernardo para abrigar a fábrica Volkswagen ocorreu em 1956. Em 1957, o primeiro veículo com 50% de peças nacionais era produzido na unidade, uma Kombi. A data de 18 de novembro de 1959 marca a visita de JK.
O título de ouro do Humaitá: Supercampeão de Santo André
Domingo, 16 de novembro de 1969. Decide-se o campeonato amador de futebol de Santo André. SE Humaitá, campeão da Primeira Divisão de 1968, sagra-se supercampeão da Divisão Principal ao vencer o EC Vila Luzita por 2 a 1.
O Vila Luzita, chamado de Gasparzinho da Vila, seria o campeão se empatasse.
Ficou com o vice-campeonato.
A finalíssima foi no Estádio Américo Guazzelli, palco que marcou, em 7 de setembro de 1956, o primeiro gol como atleta profissional de Pelé.
- Humaitá: Terentie, Roberto, Mustafá, Gilberto e Didi, Chicão e Liminha, Homero (Robertinho), João Carlos, Cabeção e Manoel José.
- Vila Luzita: Pedrinho, Ciciá, Dirceu, Jair e Nelson (Mauro), Juvenal e Nilson, Ari, Artur (Ricardo), Tijolo e Ranulfo.
Diário há 30 anos
Sábado, 18 de novembro de 1989 – ano 32, edição 7226
Manchete – Eleições presidenciais, 2º turno: Collor promete devassa contra Sarney (presidente da República)
Automóveis – Verona faz a Ford modernizar a fábrica.
Meio Ambiente – Petroquímica União leva a maior multa dada pela Cetesb.
Polícia – Roqueiro do Supla morre com três tiros em São Bernardo.
Em 18 de novembro de...
1899 – Nasce Luiz Antonio Angeli, Gijão, no Núcleo Colonial de São Bernardo, onde faleceu em 22 de novembro de 1983.
1919 – Visitou o distrito de Santo André Guilherme Bauthm, industrial no Rio de Janeiro.
1979 – Celebrada a missa inaugural da igreja da Vila Linda, em Santo André.
Hoje
- Dia do Conselho Tutelar
- Dia Nacional do Notário e do Registrador (cf. lei federal 11.630, de 26 de dezembro de 2007).
Santos do Dia
- Bem-aventurada Salomé de Cracóvia
- Odo de Cluny
Municípios Brasileiros
Celebram aniversários em 18 de novembro:
- No Paraná, Agudos do Sul, Floresta, Ivatuba e Janiópolis
- Em Alagoas, Porto Real do Colégio
- Na Paraíba, Princesa Isabel
Fonte: IBGE
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.