Fechar
Publicidade

Sábado, 4 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Bardem reencontra drama


Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC

21/01/2011 | 07:00


Javier Bardem alcançou estrelato mundial ao vencer o Oscar de melhor ator coadjuvante em 2008 por Onde os Fracos não Têm Vez (2007). Após isso, passou por diversas produções de Hollywood que não o desafiaram como ator. O retorno do espanhol a seus bons trabalhos ocorre em Biutiful, que chega hoje aos cinemas de São Paulo.
Em sua nova empreitada, ele tem a companhia do diretor Alejandro González Iñárritu (Babel). A união entre eles é aproveitada da melhor maneira possível: um filme interessante e com conteúdo.
Bardem interpreta Uxbal, personagem que vive na região da Catalunha, na Espanha, e precisa lidar constantemente com a crise em sua família. Sem grandes pretensões na vida, ganha dinheiro com negócios ilícitos.
O ótimo trabalho do ator faz com que a angústia, a dor e o esgotamento psicológico enfrentados pelo protagonista sejam reais o bastante para incomodar o público. Não à toa o trabalho foi recompensado com o prêmio de melhor ator na edição do ano passado do prestigiado Festival de Cannes para Bardem.
Os gestos perdidos e o olhar profundo de Uxbal demonstram que sua vida se perdeu e que não há saída para encontrar a felicidade ao lado dos filhos. Tudo piora quando descobre ter câncer e que tem poucos meses de vida. A morte é iminente e o que se acompanha na tela é seu desespero em deixar a vida com alguma parcela de dignidade.
Iñárritu está firme em sua posição de comando e Biutiful é prova de que também sabe elaborar um bom roteiro. Um dos assuntos preferidos do diretor, a morte surge como condutora da vida de Uxbal, que possui o dom de conversar com cadáveres. O cineasta busca resgatar seu personagem da desgraça certa e o faz ao aproveitar ao máximo o talento de Bardem.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;