Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 12 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Automóveis

automoveis@dgabc.com.br | 4435-8337


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Há 30 anos, Muro de Berlim caia: relembre carros do mundo socialista

Maria Beatriz Vaccari e Leo Alves

07/11/2019 | 17:48


Em 9 de novembro de 1989, a Alemanha iniciava seu processo de reunificação. Naquela noite, os alemães derrubaram o muro que dividia Berlim, colocando fim, ainda que simbolicamente, à divisão oriental e ocidental do país germânico. O evento também contribuiu para o colapso da União Soviética, que chegaria ao fim em 1991.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Porém, durante as décadas em que os regimes socialistas comandaram esses países, diversos carros foram feitos por indústrias locais. Na galeria, relembre alguns modelos que fizeram sucesso na Alemanha Oriental, URSS, Tchecoslováquia, e Polônia.

LEIA MAIS: Queda do muro de Berlim completa 30 anos: relembre o Trabant, carro símbolo da Alemanha Oriental

Por incêndios, Chevrolet suspende entregas do Onix Plus

Carros do mundo socialista

Foto: davocano via VisualHunt / CC BY

Produzido pela VEB Sachsenring, o Trabant começou a ser fabricado em 1957, na Alemanha Oriental. Depois da queda do muro de Berlim, o modelo foi rejeitado por muitos proprietários

Foto: Divulgação

Trabant 601 Universal

Foto: magro_kr via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND

Trabant

Foto: fortinbras via Visualhunt / CC BY-NC-SA

Trabant

Foto: davocano via Visual hunt / CC BY

O Lada Laika (ou Riva), produzido com base no Fiat 124, é um dos veículos da russa AvtoVAZ

Foto: davocano via Visual hunt / CC BY

Lada Laika (Riva)

Foto: Keijo K. Knutas via VisualHunt / CC BY-NC

Lada Laika (Riva)

Foto: Divulgação

Lada 1200, uma das várias fases do Laika

Foto: Divulgação

Lada 1200, uma das várias fases do Laika

Foto: Divulgação

Lada Samara foi um dos modelos vendidos no Brasil

Foto: STI Performance via Visual hunt / CC BY-SA

Apelidado de “jipe russo”, o Lada Niva também era uma das invenções da montadora AvtoVAZ. Desde 1977, o modelo foi fabricado em várias versões

Foto: dave_7 via VisualHunt.com / CC BY

Lada Niva

Foto: dave_7 via VisualHunt / CC BY

Lada Niva

Foto: NielsdeWit via Visualhunt.com / CC BY

Lada Niva

Foto: Divulgação

Fiat 126: embora tenha sido projetado pela marca italiana, ele fez sucesso na Polônia

Foto: Divulgação

Fiat 126

Foto: Divulgação

O Wartburg 353 foi outro modelo feito por uma marca da Alemanha Oriental

Foto: Divulgação

Wartburg 353 Tourist

Foto: Divulgação

Wartburg 1.3

Foto: photobeppus via Visual hunt / CC BY-SA

Produzido pela montadora polonesa FSO, o Polonez usava alguns componentes do Polski 125p, da Fiat. Passando por diferentes versões, o modelo foi fabricado de 1978 a 1997

Foto: photobeppus via Visualhunt / CC BY-SA

FSO Polonez

Foto: junktimers via Visualhunt / CC BY-NC-ND

FSO Polonez

Foto: junktimers via Visualhunt.com / CC BY-NC-ND

FSO Polonez

Foto: junktimers via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND

O modelo 69 foi produzido pela montadora soviética Gaz entre 1953 e 1956. Depois, entre 1956 e 1972, o jipe foi fabricado pela russa UAZ

Foto: magro_kr via Visualhunt / CC BY-NC-ND

Gaz 69

Foto: granada_turnier via Visual Hunt / CC BY

Gaz 69

Foto: 270862 via VisualHunt / CC BY-ND

Gaz 69

Foto: Wikimedia/Thomas doerfer

Fabricado pela montadora ucraniana LuAZ, o 969 era um dos modelos 4x4 do regime socialista. Ele foi fabricado durante a década de 1970

Foto: Wikimedia/DL24

LuAZ 969

Foto: Wikimedia/VargaA

LuAZ 969

Foto: kamienok via Visual Hunt / CC BY-NC-SA

O Tatra 603 foi produzido na República Socialista da Tchecoslováquia entre 1956 e 1962. O veículo era usado apenas pela elite

Foto: photobeppus via Visualhunt.com / CC BY-SA

Tatra 603

Foto: photobeppus via Visualhunt.com / CC BY-SA

Tatra 603

Foto: andreboeni via Visualhunt / CC BY

Tatra 603

Foto: Divulgação

Tatra 603

Foto: W.Grabar via Visual hunt / CC BY-NC

Fabricado pela Gaz, montadora da União Soviética, o Volga ainda é bastante comum na Rússia. O modelo foi produzido entre 1955 e 2010

Foto: W.Grabar via Visual Hunt / CC BY-NC

Gaz Volga

Foto: W.Grabar via Visualhunt.com / CC BY-NC

Gaz Volga

Foto: Hobo Matt via VisualHunt / CC BY-NC-SA

Gaz Volga

Foto: MSVG via VisualHunt / CC BY

O Yugo, também conhecido como Zastava Koral, foi produzido na Iugoslávia pela montadora Zastava. O carro pequeno estreou em 1978 e foi repaginado até 2010, quando saiu de linha

Foto: irina slutsky via Visual Hunt / CC BY

Yugo (Zastava Koral)

Foto: MSVG via Visual Hunt / CC BY

Yugo (Zastava Koral)

Foto: dave_7 via VisualHunt / CC BY

Yugo (Zastava Koral)

Foto: ViewPix69 via Visualhunt / CC BY

O Moskvich 412 era ideal para famílias russas. O modelo foi produzido entre 1967 e 1975

Foto: sergey245x via Visual Hunt / CC BY

Moskvich 412

Foto: sergey245x via Visualhunt.com / CC BY

Moskvich 412

Foto: Eugenie VASILYEFF via Visualhunt / CC BY

Moskvich 412

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;