Política Titulo Mauá
MP investiga se houve nepotismo cruzado durante governo Alaíde
Júnior Carvalho
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
01/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O Ministério Público de Mauá apura se houve nepotismo cruzado em nomeações durante o governo da então prefeita Alaíde Damo (MDB), que herdou a cadeira em abril com o impeachment de Atila Jacomussi (PSB) – foi anulado em setembro por decisão judicial.

O Diário apurou que a promotoria notificou a Prefeitura mauaense a prestar esclarecimentos acerca da nomeação de João Veríssimo (sem partido) e Rômulo Fernandes (PT), ambos irmãos. O primeiro foi alçado ao posto de secretário de Governo na gestão de Alaíde, enquanto que o segundo foi nomeado como assessor na Câmara.

O caso chegou ao MP por meio de denúncia anônima e está nas mãos do promotor José Luiz Saikali. Ainda não há nenhum inquérito civil aberto ou ação ajuizada pela promotoria.

Integrantes de família tradicional na cidade – são filhos da primeira vereadora do PT em Mauá, Celcina Fernandes – Veríssimo e Rômulo, apesar de irmãos, integram grupos políticos distintos. Um mantém proximidade com a família Damo e o outro, com o petismo – rival histórico do clã. Rômulo, inclusive, já foi parlamentar e secretário de governos petistas. Além disso, integrou grupo de oposição ao governo cujo irmão foi secretário.

O nepotismo cruzado ocorre quando um agente público nomeia parente de outra autoridade, e vice-versa. Veríssimo não é parente de Alaíde, responsável pela sua nomeação.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;