Política Titulo
Garotinho sabia de suborno fiscal, apontam gravações
Por Do Diário OnLine
11/07/2001 | 08:43
Compartilhar notícia


O governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PSB), é acusado de ter participado de supostas negociações de pagamento de propina a um fiscal da Receita Federal para a aprovação de sorteios de carros e de uma casa no programa Show do Garotinho, na rádio Tupi e TV Bandeirantes, em 1995.

Em sua edição desta quarta-feira, o jornal O Globo publica uma conversa gravada por um dos responsáveis pelas denúncias, na qual o governador ouve de Jonas Lopes de Carvalho, sócio da empresa Garotinho Editora Gráfica, na época, e atualmente conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), um relato sobre os entendimentos com o fiscal e aprova o pagamento da propina.

Ainda durante a conversa, o contador de Garotinho, Waldemar Linhares Duarte, que atualmente é diretor administrativo da Ceasa, conta para Jonas que o auditor fiscal Marcos Pereira de Azevedo pediu dinheiro para dar parecer favorável aos sorteios. Após aceitar a proposta, Jonas fala sobre o acordo para Garotinho em uma outra conversa gravada.

O governador do Rio, então, comenta que seu contador fala sobre números e pergunta para o então sócio quanto seria repassado ao fiscal, que, segundo ele, não aceitava pagamento parcelado.

Em outra conversa, o governador pergunta a Jonas se já havia um valor combinado para a propina. Segundo o conselheiro do TCE, o contador pretendia pagar 500 (não especifica se é dólar ou real) para cada sorteio autorizado. Garotinho aprova e pede para Jonas informar o fiscal que não pudera fazer direito a divulgação do programa no rádio e na TV e que precisava da autorização da Receita para fazer os sorteios.

Nesta terça-feira, Garotinho negou as acusações e as atribuiu a uma campanha contra sua candidatura à Presidência da República.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;