Internacional Titulo
UE lança estratégia para ajudar na construção de Estado palestino
Da AFP
05/10/2005 | 10:36
Compartilhar notícia


A Comissão Européia anunciou nesta quarta-feira uma ambiciosa estratégia para ajudar na construção de um Estado palestino político e economicamente viável, a partir da liberação de centenas de milhões de euros de cooperação.

”O objetivo é utilizar a oportunidade criada pela retirada israelense da Faixa de Gaza para aplicar um plano razoável de assistência a médio prazo”, destacou a comissária européia das Relações Exteriores, Benita Ferrero Waldner.

"Com a condição de que se avance o suficiente no cumprimento do Mapa da Paz, a Comissão está disposta a solicitar ao Parlamento Europeu e ao Conselho a mobilização adicional de recursos comunitários significativos", acrescentou.

Na prática, significa acrescentar entre 200 e 300 milhões de euros (US$240-360 milhões) aos 280 milhões de euros que a Comissão Européia anunciou que concederá aos palestinos em 2005. A estratégia, chamada de "A cooperação UE-Palestina após a retirada: para uma solução baseada em dois Estados", já foi enviada ao Conselho da UE (União Européia) e ao Parlamento Europeu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;