Política Titulo
IV Eneap de Santo André terá presença de gestores públicos
Antonio Rogério Cazzali
Do Diário do Grande ABC
14/07/2005 | 08:05
Compartilhar notícia


Começa nesta quinta-feira, às 19h, o IV Eneap (Encontro Nacional de Estudantes de Administração Pública), no Teatro Municipal de Santo André, e pela primeira vez em sua história haverá a presença de gestores públicos ao lado de estudantes da área na discussão de temas ligados à administração pública. De acordo com Terezinha Pinto e Sérgio Narciso, que integram a equipe de coordenação do evento, várias associações de aposentados também se farão presentes para dar maior abrangência aos painéis e oficinas que ocorrerão nesta sexta-feira, sábado e domingo, em vários locais da Prefeitura de Santo André e de seu entorno.

"A meu ver, o encontro será um divisor de águas, uma vez que Santo André inovará em sua organização e na profundidade com que tratará os temas, na reunião de elementos teóricos e práticos", afirmou Narciso. Segundo ele, todas as cidades do Grande ABC se dispuseram a enviar seus gestores, uma decisão significativa.

Como explicou o coordenador, outro ponto positivo será a presença de algumas das mais importantes escolas da área no país como a FGV (Fundação Getúlio Vargas), de São Paulo, Fundação João Pinheiro, de Minas Gerais, Unesp (Universidade Estadual Paulista), de Araraquara, Uniguaçu, do Paraná, a Faisv (Faculdade de Administração Integrada de São Vicente) e a Faculdade de Administração Pública de Goiânia. "Já temos mais de 200 pessoas inscritas, número que deverá subir para perto de 350 até o início do evento, às 19h."

Organização – Como afirmou Narciso, a cerimônia de abertura, no Teatro Municipal de Santo André, terá as presenças do líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), e do subsecretário adjunto de políticas afirmativas para população negra, Douglas Martins de Souza, que substituirá a ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro. Para representar o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), virá Arnaldo Gobetti, que é coordenador da unidade de desenvolvimento e melhoria das organizações da Casa Civil do governo do Estado de São Paulo. O novo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, também confirmou sua presença no encerramento do encontro, no domingo pela manhã.

Segundo Narciso, todos os prefeitos da região também deverão comparecer ao evento ou mandarão representantes. O reitor da UniA (Centro Universitário de Santo André), Edy Luis Kogut, e demais professores da instituição também participarão do encontro. Aliás, a UniA é uma das principais apoiadoras do IV Eneap juntamente com a Prefeitura de Santo André, o Diário e o hotel Quality Suítes.

Nesta sexta-feira haverá dois painéis no período da manhã e debate às 16h, além de oficinas das 14h às 15h30. O sábado contará também com painéis pela manhã e à tarde, e também oficinas das 14h às 15h30. No domingo está prevista uma exposição do novo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, sobre políticas públicas, e a cerimônia de encerramento, às 11h30. Ao final de cada dia haverá happy hour.

"As oficinas serão ministradas por professores do mais alto nível no país, vindos de instituições como USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade de Campinas)", reforçou Narciso. Segundo ele, as confraternizações no final do dia contarão com música popular brasileira, country e até uma tarde de blues, em Paranapiacaba, no domingo à tarde.

Textos – Narciso explicou que eventos, horários e nomes dos palestrantes do IV Eneap estão disponíveis no site www.iveneap.com.br. Também neste site todos os textos das palestras e oficinas serão disponibilizados na íntegra. Paralelo a isso, a organização do encontro preparará uma jornal com todos os resumos das apresentações e demais notícias do evento. "A publicação será posteriormente distribuída aos 5 mil alunos de gestão pública do país, aos gestores da região e também aos cursos de administração pública do Grande ABC e outros correlatos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;