Setecidades Titulo
Famílias precisam rever conceitos
Illenia Negrin
Do Diário do Grande ABC
11/07/2005 | 08:25
Compartilhar notícia


  

A solidariedade é o único meio de reverter a condição de abrigamento enfrentada por crianças e adolescentes de todo o país. Na semana em que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) completa 15 anos, especialistas em infância e juventude afirmam que as famílias brasileiras precisam rever preconceitos e antigos valores. Caso contrário, uma roda dramática continuará girando: a de menores que vivem divididos entre a expectativa de voltar para casa e a esperança de encontrar pai, mãe e irmãos substitutos. Não conseguem nem uma, nem outra: acabam crescendo com a frustração de não encontrar acolhimento.

No Grande ABC, os lares de amparo incentivam a participação mais efetiva da comunidade, em programas como o Família Solidária. A medida paliativa, que alivia um pouco a solidão dos pequenos, não promove, no entanto, uma reviravolta na situação de isolamento das crianças e adolescentes abrigados. Mas é passo importante na aproximação de mundos tão distantes. "As famílias que convivem com uma criança abrigada, mesmo que durante um final de semana, começa aos poucos a desmistificar a idéia de que é difícil lidar com ela. E há casos em que, participando do programa, casais decidem pela adoção", afirma a presidente do Instituto Castanheira, Luciana Hubner.

Depois de passar as festas de final de ano com a pequena Laura, abrigada no Lar São Francisco, em Santo André, a dona-de-casa Fátima (os nomes são fictícios) e o marido João decidiram que a menina seria a quarta filha do casal. Casados há 30 anos, a chegada de Laura mudou a rotina da família de São Caetano. "Foi amor à primeira vista. Minha filha mais velha se inscreveu no Família Solidária e trouxe a Laura para passar o Natal com a gente. Depois disso, eu e meu marido resolvemos nos inscrever também. Sempre que conseguíamos passar o final de semana com ela, chorávamos na hora que tínhamos de devolvê-la ao abrigo. Foi aí que decidimos cuidar dela", conta Fátima.

Outro casal, de Santo André, Elenita Oliveira Ramos, 44 anos, e Fernando Silveira Ramos, 49, participa do programa há um ano e meio. A cada 15 dias, recebem uma criança ou um adolescente do Lar São Francisco para passar o final de semana em casa. "Minha intenção é ajudar. Me preocupo sempre em acolher os mais desfavorecidos. Criança pequena todo mundo quer levar. Eu prefiro sempre os maiores, aqueles que saem menos", conta Fernando. "A gente nunca muda muito a nossa rotina para receber a criança. Levo comigo na igreja, no meu trabalho. É importante que ela tenha essa vivência, de uma família como qualquer outra", relata Elenita.

Os dois, que já têm filhos, também pensam em adoção. O Lar São Francisco e as casas-lar de Santo André abriga, hoje, 86 crianças e adolescentes. E só 59 famílias solidárias cadastradas. "Sem dúvida queremos ampliar esse número. Mas, mesmo com esse déficit, não tenho aqui nenhuma criança que nunca tenha saído do abrigo para passar o final de semana com uma família, porque fazemos rodízio", explica Luciana.

Se a comunidade aos poucos começa a ver as crianças e jovens abrigados com olhos mais generoso – que não se limita às doações de roupas e brinquedos –, há ainda aqueles que vêem a adoção apenas como um ato de auto-ajuda, e não de ajuda ao próximo. "Ainda existe aquela idéia de que o filho adotado vai substituir o filho que não nasceu. Por isso, só os bebês deixam o abrigo. Esse paradigma também precisa mudar", avalia Luciana. Na semana passada, o Lar São Francisco recebeu de volta um garoto de sete anos. A mulher que se propôs a cuidar da criança devolveu o menino antes que a adoção fosse formalizada na justiça, depois de passar seis meses com ele. "Ela descobriu que estava grávida e decidiu entregar o menino para gente, sem motivo aparente de inadequação à família adotiva. Infelizmente, esse tipo de coisa acontece. É a segunda vez este ano."

Padrinho Legal – Em São Bernardo, o juiz da Vara da Infância e da Juventude José Carlos Ditommaso há quatro anos implementou nos abrigos e lares da cidade o programa Padrinho Legal. Apesar de esforços, desde 2001 só 19 menores conseguiram uma família substituta. "O programa não prevê adoção, mas a guarda do menor. A maioria das crianças abrigadas tem situação jurídica indefinida. O processo de destituição do poder familiar dos pais biológicos pode levar anos. E durante todo esse tempo, a criança e o jovem perdem a referência de família, porque ficam no abrigo. O Padrinho Legal acelera o processo de inclusão desse menor, para que não seja tão prejudicado", avalia o juiz.

Uma família "provisória", que pode se transformar num lar substituto, é um dos caminhos para driblar a burocracia que emperra os processos de adoção. "Não se pode tirar o poder familiar de um casal sem que uma análise criteriosa seja feita. Nosso objetivo é sempre tentar que a criança possa voltar à família de origem. Temos de esgotar todas as possibilidades. A adoção é o último recurso. Não posso tirar de vez o vínculo do menor com os pais e não dar outra opção a ele que não o abrigo", avalia a promotora da Infância e da Juventude de Mauá, Denise Herrera.

A promotora avalia que se as políticas públicas fossem mais eficientes, o desajuste familiar não seria tão comum e as crianças não precisariam de abrigo fora do núcleo de origem. "Se a base não funciona, os menores serão sempre expostos a risco. Temos muitos casos de violência doméstica, mas o Estado também viola uma porção de direitos das crianças. Precisamos de respostas mais rápidas, de vagas em creches, em tratamentos com psicólogos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;