Internacional Titulo
Jornal do Irã diz que EUA querem derrubar Saddam sem guerra
Por Do Diário OnLine
02/01/2003 | 10:29
Compartilhar notícia


Um jornal iraniano informou nesta quinta que os Estados Unidos querem derrubar o presidente iraquiano, Saddam Hussein, do poder sem derramamento de sangue ou gastos de bilhões de dólares com uma nova guerra do Golfo.

Segundo a Reuters, o diário Entekhab afirmou que o ministro das Relações Exteriores da Alemanha disse ao ministro das Relações Exteriores do Irã por telefone que Washington buscava um golpe, sem derramamento de sangue, com a ajuda do presidente russo, Vladimir Putin.

"Ouviu-se que o ministro das Relações Exteriores da Alemanha Joschka Fischer disse a Kamal Kharrazi, em uma conversa pelo telefone, que os EUA querem derrubar Saddam Hussein sem uma guerra, matança e pesado gasto militar", afirmou o jornal.

O ministro alemão confirmou ter falado com Kamal Kharrazi pelo telefone, mas negou falar sobre o conteúdo da conversa. O ministro iraniano não comentou o episódio.

O jornal disse que os EUA aparentemente harmonizaram suas relações políticas com a Rússia e que o ex-primeiro-ministro russo Yevgeni Primakov comentou sobre a possibilidade de Putin visitar Bagdá pessoalmente para convencer Saddam a renunciar e ir para Moscou.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que não comenta notícias da mídia e que não tinha nenhuma informação sobre qualquer visita de Putin a Bagdá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;