Cultura & Lazer Titulo
TV Cultura & Arte é lançada sob polêmica
Das Agências
29/04/2001 | 19:38
Compartilhar notícia


Depois de muita polêmica, a TV Cultura & Arte, do Ministério da Cultura, sai do projeto e chega às telinhas nesta segunda-feira, a partir das 22h, disponível para assinantes de TV a cabo que sintonizarem, na Grande São Paulo, o canal 16 da TVA. O grupo TVA – Neo deve disponibilizar um canal extra para a TV, além dos seis obrigatórios que já estão ocupados.

“Houve uma solicitação do Ministério da Cultura e não havia por que não atender, pois a programação é boa”, afirma o diretor do grupo, Marco Dabus.

Já a NET não aceita retransmitir o sinal, argumentando que os seis canais obrigatórios pela lei da TV a cabo já estão ocupados. Segundo a assessoria de imprensa da NET, a operadora sempre estimulou os canais públicos e a NBR já seria o canal educativo-cultural que a lei exige.

Por conta dessa briga, o canal, que deveria estrear no início deste mês, foi adiado. “Estamos tentando um acordo com a Radiobrás para que a TV Cultura & Arte também faça parte da grade de programação da NBR”, explica José Álvaro Moisés, secretário do Audiovisual.

Entre as operadoras, fala-se de uma hipótese de que as secretarias estaduais e municipais de cultura exigiriam uma faixa na programação do canal cultural, já que a lei que regulamenta a TV a cabo prevê a possibilidade.

Brigas à parte, quem sintonizar a TV Cultura & Arte vai poder assistir a uma programação que tem tudo para ser de altíssimo nível, pois reúne a produção que utilizou recursos das leis de incentivo à cultura, fundações como a Funarte e institutos culturais.

O programa de estréia é o elogiado documentário Tambores, com 50 minutos de duração, que faz um levantamento dos ritmos musicais brasileiros. A seguir, às 22h50, é a vez de Josué de Castro, Cidadão do Mundo. Castro foi geógrafo, médico e sociólogo, com uma rápida incursão pela política. Escreveu diversos livros sobre o problema da fome no mundo e é considerado uma referência no assunto. A mais famosa publicação é Geopolítica da Fome, traduzida em 14 países. A seguir, serão exibidos três curtas de Gabriela Greeb.

Nesta terça, às 22h, será apresentado o documentário Volpi, dirigido por Olívio Tavares Araújo, com 20 minutos de duração, que mostra o cotidiano e a arte desse que é um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros. A seguir, é a vez de História da Música Brasileira, que faz um levantamento de 500 anos da música no Brasil. Às 22h50 será mostrada uma entrevista gravada com o dramaturgo Plínio Marcos, morto em 1999.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;