Setecidades Titulo
Telefônica pode ser obrigada a detalhar conta
Por Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
28/08/2007 | 07:28
Compartilhar notícia


Uma audiência marcada para esta semana determinará se a Telefônica será ou não obrigada a enviar contas detalhadas aos assinantes. A solicitação é da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), que entrou com ação civil pública solicitando faturas com relação de chamadas realizadas e efetuadas, listadas por minutos e valores.

Se a juíza Maria Lúcia Ribeiro Pizzoti, da 32º Vara Cível de São Paulo, acatar novamente o pedido – na sexta-feira, a ação havia sido aprovada, mas segunda-feira a empresa conseguiu uma liminar –, cerca de 8,8 milhões de contas serão expedidas em todo o Estado. Apenas no Grande ABC, são 390 mil assinantes envolvidos.

Para a coordenadora institucional da Pro Teste, Maria Inês Dolci, grande parte dos consumidores ainda não compreendeu a migração do sistema – de pulso para minutos.

“A empresa não ofereceu informações para que o consumidor pudesse escolher o melhor plano. Agora, tem de detalhar a conta com análise do perfil”, diz Maria Inês.

De acordo com a Pro Teste, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) registrou aumento de 19% no serviço de atendimento telefônico de junho para julho. Um sinal de que as dúvidas persistem.

A ação também leva em consideração o pequeno número de escolhas pelo plano alternativo. Balanço preliminar da Anatel mostra que somente 2% dos assinantes escolheram o chamado Pasoo. Outros 2% pediram o detalhamento da conta e apenas 1% solicitou um comparativo individualizado entre os planos.

Risco - “Sabe qual vai ser o resultado de tudo isso? Consumidores inadimplentes. Gente que não fez a escolha correta e se deparou com um aumento que pode chegar a 100% na conta mensal”, acredita Maria Inês.

O plano básico é recomendado para clientes que fazem ligações locais mais curtas. A franquia é de 200 minutos por mês. Já o alternativo (Pasoo) tem o dobro de minutos e é indicado para quem passa mais tempo ao telefone. Para ambas as opções, a assinatura mensal é de R$ 37,80.

A Telefônica aguarda convocação da justiça para prestação de contas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;