Economia Titulo
Montadoras adiam decisao sobre recurso ao TST
Por Marcelo Mazuras
Da Redaçao
25/11/2000 | 00:16
Compartilhar notícia


Representantes das montadoras estiveram reunidos sexta no Sindicato dos Fabricantes de Veículos Automotores (Sinfavea) e nao chegaram a um acordo sobre um eventual recurso contra a sentença do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que determinou 10% de reajuste para os metalúrgicos. A decisao sobre o recurso foi adiada para depois da publicaçao da sentença, que deve ocorrer na próxima semana.

O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira, disse que um acordo pode estar próximo. "Com a General Motors, por exemplo, a discussao nao é mais sobre os 10%, mas pelos dias parados", disse. Volkswagen, Toyota e Honda, no Grande ABC, já aceitaram o índice do TRT e nao vao recorrer da sentença.

Enquanto isso, as empresas do setor de autopeças continuam fazendo acordos em separado com os sindicatos dos metalúrgicos da regiao, mesmo com a decisao do sindicato patronal de recorrer de outra sentença do TRT, que também determinou um reajuste de 10%. Ontem, o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André fechou acordos com três empresas: Cofap, Polloni e TRW.

Na Cofap, com 1,3 mil funcionários, foi aprovada a proposta de 6,5% de reajuste aos metalúrgicos em novembro e dezembro, mais um abono de 7,5%. Em janeiro, a empresa concederá outros 3,3%, totalizando os 10%.

Na Polloni, em Rio Grande da Serra, foi acordado um reajuste de 10% a partir de 1º de dezembro, com um abono de 13% neste mês. Na TRW, com 1,8 mil funcionários, o acordo prevê 8% em novembro e dezembro, com 10% a partir de janeiro. As informaçoes sao do presidente do sindicato, Cícero Firmino da Silva, o Martinha.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, 49 empresas da regiao - que empregam 12 mil metalúrgicos - já assinaram acordos com a entidade. Na última quinta-feira, o grupo recebeu a adesao da seguintes empresas: Heraus, Sensor, Arlen, Injecta, Karmann Ghia, Icloma, Galvanoplastia Cromo, Fergaplast, Du-O-Lao, Autokraft e Usimatic.

Segundo Luiz Marinho, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, esses acordos devem levar as demais montadoras a repensar uma decisao de recorrer da decisao do TRT.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;