Memória Titulo
Em louvor a Nossa Senhora da Ucrânia

Na documentação do casal Zemczak aparece como religião: greco-católica

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


No encontro que tivemos com dona Xênia Zemczak, em sua casa, em Rudge Ramos, tivemos a assessoria de seus filhos e noras. Folheamos álbuns fotográficos. Gravamos um belo depoimento. E sentimos toda a religiosidade familiar representada pela estampa de Nossa Senhora da Ucrânia.

Aos domingos, dona Xênia, 92 anos, vai à missa em igreja da Vila Bela, o bairro que a acolheu e ao seu marido, Andrey Zemczak, em 1948.

Sr. Andrey, operário na Áustria, galgou posições no Brasil. Profissional de vários ofícios. Tornou-se empreiteiro de obras. Incorporou-se aos usos e costumes do trabalho nacional. Sua partida data de 10 de março de 1987.

Diário há 30 anos

Domingo, 15 de outubro de 1989 – ano 32, edição 7197

Polícia – Gangs de menores levam medo e tensão às escolas públicas.

Reportagem: Dinilson Vieira

Gente – Fábio Ribeiro, 23 anos, o jogador Fabinho. Residia no Jardim Silvana, em Santo André. Ponteiro direito. Chegava a titular do Corinthians Paulista e contava sua vida ao repórter Saulo Leite.

Ribeirão Pires – Realizada a 2ª Festa da Azaleia.

Em 16 de outubro de...

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: os interesses portugueses na Alemanha confiados à guarda do Brasil; última hora: os franceses retomam Altkirch e Mulhousse.

1919 – Nomeada a professora Iracema Freire da Silveira para reger interinamente a 3ª Escola Feminina de Ribeirão Pires; nomeada a professora Laura Lopes da Silva para reger, também interinamente, a 2ª Escola Feminina de Paranapiacaba.

– Arlette Pinheiro Esteves da Silva, a atriz Fernanda Montenegro, nasce no Rio de Janeiro.

1924 – Benedicto Pilissoni, o Ditinho do Bandolim, nasce em Itapuí (São Paulo). Veio para Santo André em 1959. Aposentou-se como metalúrgico. A música o acompanhou desde criança.

1969 – Inaugurado o Museu de Arte Sacra de São Paulo. Do acervo fazem parte peças localizadas por Hugo Duzzi na antiga capela dos Pires, em São Bernardo.

Hoje

Dia da Ciência e da Tecnologia

Dia Mundial da Alimentação

Dia Mundial do Pão

Dia do Engenheiro de Alimentos

Dia do Anestesista

Dia do Instrutor de Autoescola

Santos do Dia

Hoje é dia de dois santos muito cultuados no Grande ABC: Santa Edwiges, com paróquia na Vila Vivaldi, e São Geraldo Magella, com paróquias no Jardim Petroni e na Vila Guaraciaba.

Há também uma capela em louvor a Santa Edwiges, no Jardim Alto da Boa Vista, ligada à Paróquia São Paulo Apóstolo, em Mauá.

Santa Edwiges (Bavária 1174 – Trebnitz 1243). Religiosa. Uma vida dedicada aos necessitados.

São Geraldo Magella (Itália 1725-1755). Redentorista. Considerado o padroeiro da gravidez, dos falsamente acusados, das boas confissões, da maternidade.

Margarida Maria Alacoque

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 16 de outubro:

No Rio Grande do Norte, Açu

Na Paraíba, Bananeiras

No Paraná, Bela Vista do Paraíso

Em Alagoas, Capela

No Mato Grosso, Carlinda

Em Sergipe, Carmópolis

No Rio Grande do Sul, Catuípe

No Espírito Santo, Marataízes

No Maranhão, Primeira Cruz

Na Bahia, Sento Sé

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;