A judoca Paloma Rocha, da AD Santo André, entrou na briga para se transformar na sucessora de Edinanci Silva na categoria meio-pesado. A categoria é considerada a mais vitoriosa do judô brasileiro, pois ganhou dois bronzes em mundiais com a própria atleta do Imes/São Caetano. A prova de que a judoca andreense tem condições para lutar pelo espaço é o fato de ter vencido Maria Suelen Althman, de São Caetano, na seletiva para o Mundial Júnior, que será em outubro, na República Dominicana.
Suelen, de 18 anos, era até então considerada uma das fortes concorrentes de Claudirene Cézar, a segunda judoca da categoria. Além disso, a atleta é preparada pelos treinadores do clube para assumir a vaga de titular no futuro. “Vi que tinha condições de vencer na seletiva para o Pan. Fizemos uma melhor-de-três. A Suelen ganhou a primeira e eu a segunda. Na luta decisiva, ela levou a melhor”, disse Paloma.
A judoca ainda tenta conciliar o sucesso repentino. Além de trancar a matrícula na faculdade de Educação Física, Paloma terá de se desdobrar nos treinamentos. “Foi tudo muito rápido. Ainda não caiu a ficha, mas sei que a partir de agora nada será tão fácil. Quero lutar bem no Mundial e pegar pódio. Não quero perder esta oportunidade”, afirmou a atleta de 18 anos, que passará dez dias na Alemanha em treinamento com a seleção júnior. Gustavo Cavalheri foi outro atleta do Grande ABC que conquistou vaga no Mundial. O judoca defende o Mesc/ São Bernardo.
Investimento – Paloma foi descoberta nas escolinhas de Judô de Santo André. A garota ingressou na unidade do Complexo Pedro Dell‘Antonia com apenas 11 anos. A inspiração dela foi o irmão Danilo Rocha, que também defende a cidade nas competições estaduais. “Ele é meu ídolo, ao lado do Tiago Camilo”, revelou Paloma.
Para o técnico Gildemar de Carvalho, o Gil, que também comanda a seleção feminina júnior, o trabalho de base realizado em Santo André é fundamental para a descoberta de novos talentos. “A prefeitura faz um investimento sério e a prova é que temos atletas forjados na própria cidade”, complementou. Gil foi chamado para dirigir a seleção em função da revelação de novas atletas para a modalidade.
Santo André mantém outros três centros de prática de judô: no Cesa Santo Alberto, Vila Linda e na sub-prefeitura de Paranapiacaba. Juntas, as quatro unidades possuem 360 alunos. As inscrições são abertas apenas em janeiro. Mais informações com o Departamento de Esporte pelo telefone 4452-8142.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.