Setecidades Titulo Educação
Alunos projetam sonhos de acordo com a região

Desafio de Redação proporciona exercício de cidadania em jovens da EE Clorinda Ciampitti Perrela

Por Flavia Kurotori
Do Diário do Grande ABC
03/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 O que você quer ser quando crescer? Alunos do 6° ano do ensino fundamental da EE Clorinda Ciampitti Perrela, no Jardim Mauá, na cidade de mesmo nome, responderam a esta pergunta usando como base o tema da 13ª edição do Desafio de Redação: A Região Que Eu Quero Em 2030. Como resultado, os jovens projetaram o próprio futuro conforme as demandas observadas no Grande ABC. 

Weslley Samuel, 11 anos, contou que deseja ser professor de ciências, uma vez que é a disciplina que mais gosta na escola. “A região precisa de mais professores e eu gostaria de ensinar pessoas de todas as idades”, destacou. Inclusive, o menino assegurou que, caso seja premiado pelo concurso com um notebook, presenteará o irmão com o aparelho. 

A colega de turma Anna Carolina Cavalcante, 11, escreveu sobre como gostaria que o município fosse em 2030. “Mauá tem muitas depredações e pichações e, além disso, as pessoas precisam respeitar tanto a cidade quanto umas às outras”, disse. A menina também apontou a saúde como uma das questões que precisam melhorar na região. 

Dado que deseja ajudar as pessoas, Eloisa Maschio, 11, relatou que pretende cursar medicina ou farmácia. “Gosto de cuidar das pessoas e fui influenciada pelos meus tios, que são farmacêuticos, e por amigos que são médicos”, explicou. 

A professora de português Sandra Espinoza salientou que o concurso literário, promovido pelo Diário e pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), é oportunidade para os estudantes praticarem a escrita enquanto expressam suas opiniões. “Eles podem colocar no papel o que eles pensam sobre questões de cidadania e isso dá voz a eles”, comentou. 

A iniciativa é patrocinada pelo Cemitério Vale dos Pinheirais, em Mauá, e conta com patrocínio institucional do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) de São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;