Internacional Titulo Advertência
Afeganistão realiza eleições presidenciais em meio a ameaças do Talibã

Grupo terrorista advertiu aos 9,6 milhões de eleitores que se votassem correriam o risco de se ferir

28/09/2019 | 09:50
Compartilhar notícia
Divulgação


Os eleitores do Afeganistão vão às urnas neste sábado, 28, para eleger seu novo presidente, em meio a fortes medidas de segurança e ameaças de violência dos integrantes do Talibã. O grupo advertiu à população que não votasse ou correria o risco de se ferir.

O temor e a frustração pela corrupção contínua que tem caracterizado os sucessivos governos são as principais preocupações dos 9,6 milhões de eleitores. O Afeganistão também se viu abalado por um pico de violência às vésperas da disputa, após o fracasso no diálogo entre o Talibã e os Estados Unidos para encerrar a guerra mais longa travada pelos americanos.

Um dos primeiros registros de violência veio do sul do país, antiga área do Talibã. Uma bomba feriu 15 pessoas em uma mesquita que abrigava um centro eleitoral, segundo um médico do principal hospital da cidade de Kandahar. Três dos feridos estavam em estado grave. Também houve registro de ataques esporádicos em outros pontos do país.

Os principais candidatos à presidência são o atual líder, Ashraf Ghani, e seu sócio no governo de unidade que comanda o país nos últimos cinco anos, o presidente executivo Abdullah Abdullah, que denunciou suposto abuso por parte do rival.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;