Setecidades Titulo Setembro Amarelo
Alunos da rede estadual fazem ação de prevenção ao suicídio

Estudantes da 1ª série do ensino médio da escola Celso Gama distribuíram abraços

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
28/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Alunos do 1º ano do ensino médio da EE (Escola Estadual) Doutor Celso Gama, em Santo André, distribuíram abraços e mensagens motivadoras aos pedestres que passaram em frente ao Parque Central, na Vila Assunção, na tarde de ontem. A atividade faz parte da mobilização que a unidade desenvolveu durante todo o mês, dentro do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Professora de educação física e da disciplina projeto de vida – existente em todas as escolas da rede estadual que oferecem o PEI (Programa de Ensino Integral) –, Carla Fernanda Silva explicou que a atividade foi uma forma de levar para a comunidade o trabalho que vem sendo desenvolvido na escola. “O projeto começou dentro das salas de aula, com sensibilização das turmas, e todos foram incentivados a promover uma ação que extrapolasse os muros da instituição”, relatou. A atividade foi coordenada em parceria com a professora de artes Carla Fioretti.

Um dos alunos a participar da ação, Miguel Gustavo de Oliveira Bento, 16, afirmou que a experiência foi melhor do que esperava. “As pessoas foram muito receptivas com a gente e todos elogiaram a nossa iniciativa”, relatou.

MOBILIZAÇÃO NACIONAL

O Setembro Amarelo é uma mobilização nacional de iniciativa do CVV (Centro de Valorização da Vida), do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria, e desde 2015 busca conscientizar e alertar a população sobre o suicídio, trabalhando na prevenção do mesmo. 

Na região, as prefeituras realizaram diversas atividades ao longo do mês, como rodas de conversa, palestras em escolas e outras iniciativas. Dados da Fundação Seade mostram que o número de casos de suicídio no Grande ABC aumentou 25% em dez anos, passando de 85 ocorrências em 2006 para 107 em 2016.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;